Evento realizado de 26 a 29 de março, recebeu milhares de visitantes e apresentou as novas tecnologias do setor

Quem veio à Bento Gonçalves e participou da 14ª edição da Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (Fimma Brasil) 2019, pôde aproveitar e conhecer as novidades expostas em 380 estandes espalhados pelos pavilhões da Fundaparque. Com a temática focada na diferenciação, milhares de pessoas puderam ver as inovações tecnológicas, além da possibilidade de geração de negócios para os expositores, a apresentação de lançamentos, soluções e tendências.

Conforme o presidente da Fimma 2019, Henrique Tecchio, o movimento e o volume de negócios formalizados durante a feira, mostram que o mercado moveleiro começou a reagir, após anos de crise econômica. Para Tecchio, as avaliações de expositores reforçam a tese defendida pela diretoria. “O mercado está reagindo e estamos percebendo de forma muito concreta esse movimento durante a Fimma Brasil e nos retornos que estamos recebendo de nossos expositores”, afirma.

Tecchio destacou também a renovação de 35% dos expositores e qualificação do público visitante. “A Fimma é uma feira consolidada, tendo em seu histórico grande procura. Devido a instabilidade econômica dos últimos anos, tivemos que readaptá-la. Sabemos que tudo tem um custo. E isso fez com que tivéssemos uma missão muito árdua para manter a feira nos níveis que ela chegou ao longo de suas 14 edições”, reforça.

Além das novas tendências em design, matérias primas, os visitantes puderam conferir de perto o maquinário e suas tecnologias avançadas, confirmando, mais uma vez, seus intensos contatos, visualizando a busca por tecnologia inovadora, produtividade e qualidade no sistema de produção, gerando muitas oportunidades de negócios. Matérias-primas e acessórios tiveram seus atrativos nas novidades e nas tendências expostas, oferecendo excelentes oportunidades para os visitantes poderem inovar e agregar diferenciais em seus produtos.

De acordo com o presidente interino da Movergs, Rogério Francio, os números são positivos de fechamento do setor moveleiro gaúcho em 2018, na comparação com 2017, houve crescimento de 16,5%, e o quanto esse resultado está sendo percebido por toda a cadeia produtiva e refletindo no mercado interno e externo. “O expositor veio apostando em resultados positivos e isso está sendo mostrado com a forte movimentação nos corredores e estandes, bem como, nos negócios já fechados”, salienta.

Mudança de data em 2021

Outra novidade apresentada durante o evento foi a mudança de data para a realização da Fimma Brasil 2021, que deve ocorrer em agosto. Segundo Francio, a troca ocorreu após pesquisas com empresários, clientes e expositores, que avaliaram positivamente a troca.

O presidente da feira explicou o motivo da alteração. “Levamos em consideração um estudo criterioso das feiras nacionais, do calendário internacional e dos principais players que participam da feira”, salienta.

Diretoria da Fimma eternizada em placa

No final da tarde de quinta-feira, 28, um dia antes do término da Fimma Brasil 2019, a diretoria da feira se reuniu para eternizar, em placa comemorativa, os nomes das pessoas que ajudaram a concretizar uma das mais importantes mostras do setor moveleiro para o mundo.

O presidente da Fimma 2019, Henrique Tecchio, demonstrou sua gratidão à todos os envolvidos: diretoria, equipe de apoio e colaboradores da Movergs, que não mediram esforços para que a feira atingisse um patamar de sucesso. “Um agradecimento especial não somente a todos que ajudaram, mas também aos expositores e visitantes, que confiam em nosso trabalho. A feira foi sucesso desde a abertura dos portões na terça-feira e isso muito nos orgulha. Nesta singela placa estão o nome de algumas pessoas que contribuíram para a Fimma. Além delas, muitas outras fizeram parte desta história e quero, aqui, deixar a minha gratidão à todos”, salienta.

O presidente interino da Movergs, Rogério Frâncio, salientou a importância de manter as entidades unidas, fortalecendo e valorizando o público local e agradeceu a todas as antigas diretorias que fizeram parte da trajetória da Fimma. “Cada diretoria fez com que cada vez mais a feira ganhe relevância e proporções internacionais e internacionais. Vemos que cada vez mais a feira é do setor para o setor e isso faz com ótimos negócios sejam concretizados”, avalia.

O vice-prefeito Aido Bertuol, prefeito em exercício, falou sobre a relevância de todas as edições da feira, que engrandecem toda a cadeia produtiva do setor moveleiro e dão visibilidade ao município.