A abertura do evento aconteceu na terça-feira,10, e contou com a presença de autoridades políticas e empresariais

Um ambiente para falar de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. Com este intuito foi aberta oficialmente, na tarde de terça-feira,10, a edição 2018 da FiemaBrasil. A iniciativa que se realiza pela 8ª vez vai até quinta-feira, 12 de abril, no Parque de Eventos, no bairro Fenavinho, em Bento Gonçalves.

O cerimonial de abertura, que aconteceu no auditório 1 do Parque de Eventos, contou com a presença de autoridades a nível nacional, estadual e municipal. Entre eles, o prefeito de Bento Guilherme Pasin, presidente da Câmara de Vereadores do município Moises Scussel Neto, o procurador de fundações do Estado Keller Klós, o Ministro da Agricultura interino Eumar Novacki, o presidente da Proamb Neri Basso e o presidente da Fiema Brasil, Jones Favretto.

Em seu discurso, Neri Basso relatou a construção ao longo dos anos da Feira, destacando a inspiração inovadora associando investimentos privados e retornos públicos. “É preciso pensar em tecnologia, gerar recursos para desenvolver a sociedade cuidando do meio ambiente, sempre projetando um bem estar comum”, afirma Basso.

Organização da Feira espera receber 10 mil visitantes. Foto: Reprodução.

O presidente da Fiema Brasil, Jones Favretto está otimista com o evento. De acordo com ele, a organização espera entre oito e 10 mil visitantes. “É um espaço criar vínculos, aprender e compartilhar. Todos reunidos aqui se propõe a um ideal: crescer, empreender , fechar negócios tendo como norte a sustentabilidade”, disse. Favretto ainda complementa, “ investir no meio ambiente é o melhor caminho para grandes negócios. Esse é o segredo”.

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori discorreu elogios para a iniciativa. Segundo ele, o evento tem “o espirito empreendedor, unindo setores da economia de forma sustentável. A Fiema Brasil aponta caminhos, lança tendências e motiva novos investidores”, ressalta.

O governador ainda complementa, “a mudança é o caminho para a liderança. É preciso mudar com inovação e tecnologia, sempre aliando as questões de sustentabilidade e meio ambiente. É preciso ter vontade de mudar e desejo de fazer, esse é o espírito do gaúcho, esse é o sentimento da Fiema”, enfatiza Sartori.

Palestra reuniu Clovis Tramontina, Antônio Joaquim de Oliveira e Oscar Motomura. Foto: Reprodução.

Sustentabilidade, conceito e valorização

Pela manhã, integrando a programação do Fiema Brasil, aconteceu o 4º Meeting Empresarial. O encontro reuniu Clovis Tramontina (presidente do Conselho de Administração da Tramontina), Antônio Joaquim de Oliveira (presidente da Duratex) e Oscar Motomura (Fundador e CEO do Grupo Amana-Key), refletindo sobre atitudes éticas e sustentáveis nos negócios a partir de suas experiências e vivências.

O primeiro preceito colocado em pauta foi a necessidade de revisitar o conceito de sustentabilidade – em evidente processo de mudança e evolução, na opinião de Oscar Motomura. “O momento é de pensar as organizações a longo prazo e identificar o que deve ser feito para assegurar que elas tenham vida longa. Tudo começa com o resgate de valores no país, sem os quais é impossível otimizar a economia”, sentenciou.
Motomura ainda deixou uma recomendação: “Devemos equilibrar o agir com o parar para pensar sobre o que está acontecendo no mundo, o sentido de tudo. Essa reflexão, muitas vezes, leva a organização a guinadas vitais para sua sobrevivência”, recomendou.

Em sua explanação, Antônio Joaquim de Oliveira relatou que a Duratez tem um comitê de sustentabilidade”. “Nosso crescimento parte de um processo de transformação da cultura da empresa porque entendemos que sustentabilidade também é perenidade, é preservar valores”, explicou Oliveira.
Ele ainda ressaltou, “a necessidade de fortalecer relações com parceiros que usem valores próximos. Desejamos ter clientes que sintam prazer em negociar conosco; colaboradores que se sintam bem trabalhando na companhia e consumidores que reconheçam e compactuem com nossos valores.

Entendemos a sustentabilidade como importante fator para lastrear negócios”, disse.
Outro conceito abordado foi a importância de valorizar o ser humano nas organizações. “Na Tramontina, esse é o grande diferencial, sem dúvida alguma. Por isso temos colaboradores devotados à empresa, com brilho nos olhos. São pessoas que gostam de trabalhar e de estar na corporação. Elas estão satisfeitas e, portanto, atuam com afinco para que todos também fiquem satisfeitos ao utilizar os produtos e serviços da marca”, compartilhou Clovis Tramontina.

Esse é um dos pilares de sustentabilidade defendidos pelo gestor. “As pessoas dedicam as melhores horas de sua vida às empresas. O ambiente de trabalho precisa ser ótimo”, observou Tramontina.