Com a expectativa de receber mais de um milhão de pessoas durante os dias de evento, a 32ª edição da Festa da Uva de Caxias do Sul inicia na sexta-feira, 22, nos pavilhões do parque de eventos Mario Bernardino Ramos. A festividade segue até 10 de março com mais de 20 shows e oito desfiles temáticos, além da distribuição de uvas e todo o encanto que a festividade transmite.

A expectativa dos organizadores é de que a edição deste ano seja histórica. Com o tema “Viva uma bela giornada”, o evento tem como enfoque principal a valorização da cultura italiana local, herdade pelos colonizadores que chegaram na região. Espaços e áreas do parque vão estar identificados com o “talian”, dialeto local enraizado em diversas cidades da região de colonização italiana.

Além dos grandes espetáculos musicais com Thiaguinho, Capital Inicial, Armandinho, Anitta, entre outros, a gastronomia ganha destaque na edição de 2019. Uma das atrações são os pratos típicos italianos e uma área totalmente voltada para que o público possa realizar piqueniques. Neste local, uma vila colonial vai comercializar cestas com produtos coloniais, vinhos e espumantes.

Preview ocorre nesta terça-feira

Uma prévia do que será a Festa da Uva 2019 será apresentada nesta terça-feira, 19, das 17 às 21 horas, no Parque Mario Bernardino Ramos. O Preview Festa da Uva é uma das novidades desta edição e tem a expectativa de reunir mais de 500 convidados, entre patrocinadores, apoiadores, expositores, autoridades e imprensa. “A ideia é apresentar em primeira mão para nossos parceiros como será o evento, com as principais áreas da festa em pleno funcionamento”, destaca o gestor do Projeto Festa da Uva, Guilherme Zacani.

Durante quatro horas, os Pavilhões Nostra Itàlia, Nostra Gente e Nostro Negòssio serão abertos à visitação, com distribuição de uvas, demonstração do Fiorin Card (sistema de cashless para pagamento de alimentação, bebida e entretenimento) e apresentação musical no Palco Itàlia. “Na quarta e quinta-feira faremos os últimos ajustes na estrutura e na sexta-feira, a partir das 11 horas, estaremos prontos para iniciar a nossa grande festa”, completa o diretor Executivo, Luciano Pereira.

Distribuição de uvas

Um dos pontos altos da Festa da Uva é a distribuição gratuita da fruta aos visitantes. E nesta edição, não será diferente. De acordo com a Comissão Comunitária, a expectativa é distribuir aos visitantes cerca de 150 toneladas da fruta, adquiridas de produtores locais e regionais. A novidade de 2019 fica por conta da entrega logo na chegada do evento, como forma de acolhimento. Outro destaque é a embalagem, mais prática e moderna, em formato de cone.

Cada ingresso de acesso ao parque ou aos shows dá direito à retirada de um cacho de uvas. Por isso, após ingressar na bilheteria, o visitante deve guardar o seu bilhete até o momento de retirar a uva, já que o controle será eletrônico. “Para receber o cacho de uvas, a pessoa precisa apresentar o ingresso nos pontos de distribuição”, destaca o gestor do Projeto Festa da Uva, Guilherme Zacani.

A recepção com uvas ocorre diariamente. Das 11h às 12h30min, quando não ocorre a cobrança de ingressos, o visitante recebe a uva no acesso ao Parque Mario Bernardino Ramos. Das 12h30 às 22 horas, mediante a apresentação do bilhete, a pessoa pode retirar a uva a qualquer momento. Já no dia 25 de fevereiro, quando o acesso será gratuito das 11 às 21 horas, a entrega da uva ocorre somente no momento da chegada.

Mais informações no site da festa.