O feriadão de Carnaval pode começar com chuva em várias regiões do estado. A Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) emitiu aviso hidrometeorológico. O boletim alerta para risco de temporais isolados e queda da temperatura até domingo. De acordo com o meteorologista da Sala de Situação, Fernando Lopes, há chance de granizo e rajadas fortes.

“Uma frente fria chega ao estado neste fim de semana trazendo chuva, risco de temporais e queda de temperatura. Os volumes de chuva não devem ser altos, mas pelo menos podem amenizar a seca e aumentar a umidade do solo em várias regiões do RS”, esclarece Lopes. As principais regiões afetadas são a fronteira com o Uruguai, Região Sul, parte do Oeste, Noroeste, Leste e parte do Litoral.

Segundo Lopes, uma frente fria se aproxima da fronteira do RS com o Uruguai, trazendo instabilidade. Neste sábado, a chuva deve se espalhar em várias regiões do RS, mas a temperatura segue elevada.

No domingo, a frente fria deve cruzar o estado. “A chuva já deve ser mais significativa. A temperatura cai e começa a soprar um vento mais frio no RS”, alerta o meteorologista. Para segunda-feira, previsão de tempo seco com temperatura baixa. Há risco de chuvas isoladas nas regiões Leste e Norte.