A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu, na quinta-feira, 18, a licença de instalação que autoriza o início das obras de ampliação da fábrica de móveis da Todeschini, em Bento Gonçalves.

A empresa será ampliada em mais de 216 mil metros quadrados. De acordo com o projeto, a capacidade produtiva da empresa passará de 3,5 milhões para 11,9 milhões de unidades de peças por mês. Serão R$ 400 milhões investidos na obra, que irá gerar novos empregos diretos. Com a ampliação, a empresa mais do que triplica sua capacidade de produção.

Para obter a licença, a empresa precisou apresentar uma série de medidas compensatórias, entre elas a aquisição e a recuperação de áreas de preservação permanente. Também serão feitas melhorias no acesso viário de modo a reduzir o trânsito de veículos de carga que circulam por dentro da cidade.

Além disso, a Todeschini celebrou com o Estado, por intermédio da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), termo de compromisso de compensação ambiental, cujo objetivo é aportar um percentual do valor investido no empreendimento em Unidades de Conservação.