Produtores de seis cidades da região participam da Feira Livre e da Ecológica, nas terças, sextas- feira e sábados

Um olho no tradicional pastel de carne o outro nas verduras, frutas e demais variedades de produtos. Com uma infinidade de cores, sabores e aromas pontos de Bento Gonçalves transformam-se em passarelas, desfile de pessoas, carrinhos e sacolas. É assim, durante terças e sextas-feiras, além de sábado, nas Feiras Ecológicas e Livre do Produtor Rural. Algumas começam antes do raiar do Sol, às 5h da manhã, outras iniciam mais tarde e se estendem ao entardecer, às 18h30min. As iniciativas regulamentadas pela Lei Municipal 6.175/2017 passam de 40 anos e permitem a comercialização e compra de alimentos frescos e saudáveis, valorizando a agricultura e a economia local.

Conforme o Secretário Adjunto de Desenvolvimento da Agricultura, João Carlos da Silva, aproximadamente 60 produtores rurais atuam em sete Feiras na cidade. Além de Bento, há expositores de cidades da região, como Pinto Bandeira, Santa Tereza, Monte Belo do Sul, Veranópolis, Roca Sales e Boa Vista do Sul.

De acordo com da Silva, a prefeitura está sempre disposta a aceitar que mais agricultores participem da iniciativa. Conforme ele, cada Feira possui seu regimento interno distinto que busca reger e organizar as ações.  “Para participar, os interessados devem preencher ficha de cadastro na Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, receber vistoria técnica na propriedade, que é realizada por integrantes da Secretaria e da Emater e aguardar análise e aprovação pelo Conselho da Feira”, orienta.

Aproximadamente 60 produtores participam das Feiras em Bento Gonçalves. Foto: Lorenzo Franchi.

Questionado sobre um possível interesse da prefeitura em expandir essa iniciativa, o secretário relata que até o momento não foram realizados estudos, tanto de viabilidade econômica, quanto de demanda da população por edições de feira relacionados ao bairro. “Ha necessidade de se mapear pontos estratégicos que não impactem a mobilidade de veículos, ofereçam segurança e atraiam o interesse tanto do produtor rural quanto do público consumidor”, ressalta da Silva.

O secretário adjunto ainda reforça que são oferecidos ao produtor locais para organizar as feiras e sem custos. “Todos os feirantes recebem toldos, balanças, lixeiras e aventais como forma de padronizar a Feira Livre do Produtor Rural e Feira Ecológica. O Poder Público Municipal disponibiliza equipe de coordenação que atua conjuntamente com Conselho da Feira e Coordenação Executiva para assegurar aos feirantes e aos consumidores o bom funcionamento das atividades”, explica.

O contato direto entre vendedores e cliente estimula a fidelização da freguesia que  movimenta os corredores improvisados no meio da rua.  Conforme o feirante Reginaldo Rossetto da Silva, as Feiras se tornam um ponto de encontro.  “Aqui se cria uma relação maior do que apenas vender produtos. Alguns se conhece de anos, se chama por nome, apelido”, comenta.

Em Bento, as Feiras são classificadas como modelo e mercadão do produtor e ecológicas, essencialmente formadas por alimentos sem agrotóxico.

O aposentado João Guilherme Freitas, 73 anos, frequenta a Feira na Travessa Fernandes Vieira há 20 anos. “O preço é um detalhe quando se compara com a qualidade. Aqui se tem do melhor. É preciso investir em saúde”, disse ele carregado de sacolas cheias de verduras.

Agenda das Feiras

Produtor

Onde: Rua Barão do Rio Branco – Centro

Quando: Sábado, das 6h às 10h30

 

Onde: Travessa Pelotas (Avenida Osvaldo Aranha)

Quando: Terça, das 6h às 9h


Ecológica

Onde: Praça Centenário (Rua Félix da Cunha)

Quando: Terça, das 14h às 18h30

 

Onde: Rua Barão do Rio Branco (junto à Feira Livre do Produtor Rural)

Quando: Sábado, das 5h às 10h30

 

Onde: Rua Fernandes Vieira (entre as ruas Olavo Bilac e Visconde de São Gabriel)- Cidade Alta 

Quando: Sexta, das 14h às 18h30

 

Onde: Travessa Pelotas (Avenida Osvaldo Aranha), junto à feira livre do Produtor Rural
Quando: Terça, das 6h às 9h

 

Onde: Praça da igreja Matriz, bairro São Roque

Quando: Terça: 9h30 às 12h