Produtores que integram a atividade foram homenageados

Em comemoração aos 20 anos da Feira Ecológica, que traz aos bento-gonçalvenses produtos orgânicos de qualidade garantida, livres de agrotóxicos e pesticidas, na tarde desta quinta-feira, 7, a Prefeitura homenageou os nove agricultores que integram a iniciativa.

Desde a primeira edição, que ocorreu em 7 de agosto de 1998 com treze feirantes, entre agroindústrias, chás, verduras, hortaliças, frutas de caroço e cítricos, foram realizadas inúmeras reuniões para organizar a produção e a comercialização dos produtos na feira.

De lá para cá, a frequência das feiras aumentou e conquistou novos espaços. Atualmente são realizadas cinco edições por semana, que ocorrem nos bairros Centro (duas edições), Cidade Alta, Juventude e São Roque. Além de produtos orgânicos, também são comercializados produtos típicos da gastronomia local, como tortas tirolesas, biscoitos, pães, cucas, entre outros, todos certificados pelo Selo Sabor de Bento.

A coordenação fica a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, em parceria com a Associação dos Produtores Ecológicos de Bento Gonçalves (APEB).

O presidente da APEB de Bento Gonçalves, João Sonza, destacou o papel da feira e da agricultura ecológica na saúde e alimentação da população do Município. “É com muita satisfação que estamos comemorando os 20 anos da Feira Ecológica de Bento Gonçalves. Parabéns aos fundadores e às pessoas que continuam tocando o trabalho iniciado em 1998. Esta iniciativa serve como exemplo de vida, de progresso e de uma atividade constante e de enriquecimento”, disse.

O secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, salientou a importância desse momento. “É de emocionar esses 20 anos que os feirantes estão fazendo. As mãos deles é que estão mantendo viva a esperança de um novo futuro. Nosso desafio é que as feiras se multipliquem e que tenhamos a possibilidade de oferecer esses mesmos produtos durante todos os dias da semana em nossos 43 bairros. Nós precisamos e vamos perseguir isso. Parabéns a todos os produtores”, enfatizou.

Receberam o certificado de reconhecimento: David Batista Franco, Gemile Lurdes Gabriel, Reginaldo Rossetto da Silva, Jorge Salton, Gilmar Cantelli, Ademar Beal, Henrique Tógnon, Jobson Antônio Benedetti, Natália Fedrigo Giacomello, e suas famílias.

Paralelamente ao evento, ocorreu a solenidade de Entrega das Sacolas Retornáveis, atividade que faz parte do projeto educacional Olhar Atento: Ciências para Vida – Alimentação Saudável, da Secretaria Municipal de Educação.

Estiverem presentes, o subprefeito do Vale dos Vinhedos, Marciano Batistello, secretários municipais, o representante da EMATER, agrônomo Luciano Fronza, o presidente da Associação dos Agricultores Familiares, Vinícius Dall’Oglio, e o padre Júlio Giordani.

Confira os locais e horários das Feiras Ecológicas:

Centro

1) Local: Praça Centenário (Rua Félix da Cunha)

Terça: 14h às 18h30min

2) Local: Rua Barão do Rio Branco (junto à Feira Livre do Produtor Rural)

Sábado: 5h às 10h30min

Cidade Alta 

Local: Rua Fernandes Vieira (entre as ruas Olavo Bilac e Visconde de São Gabriel)

Sexta: 14h às 18h30min

Juventude da Enologia

Local: Travessa Pelotas (Avenida Osvaldo Aranha), junto à feira livre do Produtor Rural
Terça: 6h às 9h

São Roque

Local: Praça da IgrejaMatriz

Terça: 9h30min às 12h

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: José Martim Estefanon