Próximo de completar uma semana da abertura oficial, a 33ª Feira do livro de Bento Gonçalves começa a atrair cada dia mais público para a Via Del Vino. A diversidade na programação e nas opções de leitura das obras à venda vem se consolidando como marcas da edição deste ano, agradando assim crianças, jovens e aos adultos de todas as idades.

A presença do público, principalmente dos jovem até agora, está chamando a atenção de todos os livreiros. Segundo eles, as pessoas em geral não estão apenas passando pela Via Del Vino, mas parando para olhar e comprando as obras com as quais se identificam.

Um dos livros mais procurados até o momento é do patrono da feira deste ano, o jovem caxiense Pedro Guerra, com o título “Vício”. O público mais atraído pela obra do escritor está sendo os jovens, coincidentemente, um dos principais focos de Guerra em seus textos.

A popularidade do livro e do escritor nestes primeiros os dias chamou a atenção, de Eunice Pigozzo, uma das livreiras presentes na feira deste ano. “A procura pelo “Vício” está muito grande. Particularmente tenho dito que Bento Gonçalves está viciada em leitura por conta do Pedro, que está fazendo a diferença entre os mais jovens que estão comprando o livro”, reconhece.

Outra obra procurada pelos jovens é o clássico Harry Potter, que neste ano está sendo vendidos em versão original, em inglês, como conta as livreiras Amanda Alves e Sabrina Vieira de Carvalho. “É um clássico da literatura infanto-juvenil, mas que os adultos estão comprando também. E por ser em inglês, serve também como um complemento para as pessoas e jovens que estudam e querem aprimorar o conhecimento sobre a língua”, acrescenta.
Além disso, outros clássicos da literatura italiana e espanhol estão sendo comercializados em versões originais na feira deste ano.

Para o público adulto, o acervo é ainda maior. Nos primeiros dias, livros voltados para o desenvolvimento pessoal estão no topo dos mais vendidos, conforme Pigozzo. “As obras do Augusto Cury e do Cortella, que tem essa temática mais pessoal e de ajuda, são muito procurados pelo pessoal mais adulto, algo que sempre se repete nas feiras do livro”, observa.

Além de Cury e Cortella, dois lançamentos trazidos pelos livreiros para serem comercializados na feira também estão entre os mais vendidos e procurados, de acordo com a livreira. “O livro da Maria Dueñas, escritora espanhola “As filhas do capitão”, lançamento e 21 lições para o século XXI e Sapiens, ambos de Yuval Noah Harari, estão vendendo muito bem e as pessoas estão interessadas em lerem. Está chamando bastante a atenção de todos nós aqui na feira”, lembra.

Além deles, “A Bíblia, “O livro dos espíritos”, “O evangelho segundo o espiritismo” e “A sutil arte de ligar o foda-se”, estão entre os mais vendidos da atual edição.  Conforme levantamento da pela Biblioteca Pública Castro Alves, até terça-feira, 16, foram comercializados 4.500 exemplares de livros.

Pais estão incentivando mais as crianças nas leituras

Não são apenas os jovens e os adultos que estão sendo atraídos pela Feira do Livro. As crianças se somam ao público que atravessa na Via Del Vino em busca do divertimento através do universo da literatura.

E elas estão por todos os lugares, sempre acompanhados pelos pais ou outros familiares, avançam pelas bancas, olham, folheiam algumas páginas atraídos pelos desenhos até chegarem ao acordo final para a compra de um exemplar com seus responsáveis.

Foi o que aconteceu com o pequeno João Pedro Demarchi, que foi com a mãe, Taciane Lotes, para a feira. “Trazer ele para a feira é uma forma de incentiva-lo a buscar cada vez mais o interesse pela leitura. Quando viemos, ele faz uma festa, fica ansioso para escolher seus livro de aventura, que são os preferidos”, relata.

O pequeno João Pedro também deixou o claro o que queria levar para casa. “Quero comprar os de dinossauro que eu gosto”, enfatizou. Outras crianças encantadas pelo mundo da literatura, ficam ali mesmo na praça sentadas e já começam a ler ou ouvir atentamente as histórias contadas pelos seus familiares.

Interesse que também acaba aumentando a procura por algumas obras que não estão sendo vendidas ou encontradas de forma imediata na feira, como revela o livreiro Adriano Bilhalva. “Desde a abertura, muitos pais vêm nos procurar pedindo alguns livros que não encontraram para venda casos de: Lolita, Tulita Negra, Cabelinho de Lele e Vulgo Grace”, exemplifica.

A situação fez com que Bilhalva encontrasse uma solução que beneficiasse a si, como livreiro, e aos pais interessados nas obras para os filhos. “Estamos anotando esses livros e fazendo os pedidos direto nas editoras. Assim que chegarem, estarei fazendo a entrega aos pais. Com isso, todos se beneficiam”, afirma.

Outra obra com bastante procura é “Amigo Secreto”, escrito por Eliandro Rocha, conhecido do público infantil e dos pais pelos trabalhos realizados nas escolas de Bento Gonçalves.

Fotos: Guilherme Kalsing/Jornal Semanário