Mesmo com número de menor de visitantes, livreiros e organização ficaram satisfeitos com público e vendas em 2018

 

Encerrou no domingo, 21, a 33ª edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves. Por duas semanas, a Via Del Vino recebeu livreiros, escritores e artistas dos mais variados segmentos levando e divulgando a cultura para leitores e curiosos de todas as idades que circulou no centro diariamente.

De acordo com a organização do evento, cerca de 30 mil pessoas circularam pelos estandes montados na praça. Mesmo abaixo da última edição, o Secretário de Cultura, Evandro Vinicius Manes Soares considera o saldo com positivo. “O atual contexto que o país inteiro vive diante desta retratação poderia ter influenciado ainda mais, mas não aconteceu. Conseguimos promover, difundir e acessibilizar a literatura, o livro e a leitura de forma plena, junto à comunidade. Isso nos deixa satisfeitos”, pondera.

De acordo com Soares, os livreiros ficaram contentes com a edição deste ano “ A venda de livros e a movimentação foram destacadas pelos comerciantes. Outro ponto elogiado foi o período em que a feira foi realizada.Normalmente iniciávamos na segunda quinzena de outubro, mas neste ano começamos antes e isso acabou sendo positivo. O centro estava mais abastecido e as pessoas com poder aquisitivo para realizar a compra”, relata.

A participação dos jovens e das escolas que estava entre os objetivos para esta edição, também foram alcançadas, conforme Soares. “Tivemos mais de cinco mil alunos da nossa rede pública escolar participando de ações que estavam programadas. Ao todo 20 escolas municipais e estaduais trabalharam em conjunto com os 17 escritores. Isso nos deixou satisfeitos, pois um legado foi criado para ser aprimorado para o futuro”, enaltece.

Projeção para 2019

Para a próxima feira, em 2019, a organização projeta a manutenção das mesmas datas, conforme antecipa Soares. “A ideia é começar na primeira quinzena de outubro mais uma vez. Ficou um bom período para os livreiros da cidade e para os que vêm de outras lugares participar. Vamos ouvi-los, como sempre fizemos, para concluímos a data. E além disso, esse período está aliado com a semana do município, evento que também atrai a atenção do público”, aponta.

Questionado sobre as várias feiras do livro ao mesmo tempo nas cidades da região, Soares acredita que isso não atrapalhe na vinda e participação do público fora de Bento Gonçalves. “Em setembro temos a semana da pátria e os festejos farroupilhas muito próximos. Julho e agosto são períodos de frio e muita chuva. E mesmo que outubro tenhamos outros eventos literários na região, isso nos afeta pouco”, adverte.

Vendas

A feira do livro também teve um bom número de exemplares vendidos por parte dos livreiros. Segundo os dados da Biblioteca Pública Castro Alves, cerca de nove mil livros foram comercializados nas duas semanas de evento. O destaque desde a primeira semana ficou por conta de “Vício”, de Pedro Guerra que foi o patrono da feira do livro deste ano.

 

 

 

Escola premiada

Ao término da feira, o Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles com a produção de um booktrailer baseado na obra “A rainha está morta” de Pedro Guerra, foi premiada com um acervo de livros para a sua biblioteca. Além disso, os 130 alunos que participaram da atividade irão assistir um espetáculo com o mágico Eric Chartiot.

 

Foto: Guilherme Kalsing/Arquivo