Com nova fórmula, o torneio nacional se chamará Super 16; bento-gonçalvenses buscam superar o vice obtido em 2017


Farrapos Rugby Clube é sinônimo de sucesso no Rio Grande do Sul e, ano a ano, passa esta mesma sensação para o esporte em nível nacional. A oitava participação seguida no Campeonato Brasileiro de Rubgy XV inicia na tarde de sábado, 21, em Bento Gonçalves. A estreia no remodelado Super 16 será contra os gaúchos do Charrua.

Para a edição deste ano, o regulamento da competição nacional foi completamente reformulado. Se ano passado oito equipes participaram do torneio de elite do rugby nacional, para 2018 este número foi duplicado. As que disputaram o Super 8 permanecem e foram anexados outros oito clubes oriundos da Taça Tupi, a segunda divisão nacional.

O atleta Leonardo Scopel é um dos mais antigos a vestir a camiseta verde-branca. Ele esteve presente em todas campanhas nacionais do Farrapos na elite do rugby nacional. Para ele, a mudança de estruturação do torneio ainda não pode ser avaliada. “Eu participei de diversas fórmulas e, particularmente, gostava muito da fórmula anterior, do Super 8. Mas vamos ver o que vai acontecer, já que para quem ganha é um torneio mais longo, e quem é eliminado tem uma participação mais curta”, analisa o jogador de 29 anos.

O time de Bento Gonçalves integra o Grupo D do Super 16, junto a Charrua Rugby Clube (Porto Alegre), San Diego Rugby Clube (Porto Alegre) e Desterro Rugby Clube (Florianópolis/SC). Os catarinenses enfrentaram o Farrapos no Super 8 de 2017, com vitória apertada dos gaúchos por 32×29. Semifinalista da competição e eliminado pelo Jacareí, que viria a levantar a taça nacional, o Desterro é considerado um dos favoritos para conquistar o título do Super 16.

Já os outros dois times do Rio Grande do Sul são oriundos da promoção automática para os oito melhores da Taça Tupi — o Charrua, inclusive, foi o vice-campeão na temporada passada. “Acredito que a participação deles vai ser muito boa para o rugby gaúcho, porque vai fazer com que todo mundo evolua. Espero que todos os gaúchos permaneçam na elite porque atuar em maior nível fortalece o nosso campeonato estadual”, pontua Scopel.

Neste ano, o Farrapos venceu o San Diego uma vez e o Charrua em duas oportunidades pelo Campeonato Gaúcho, sendo uma delas na final, realizada em 16 de junho. Até a estreia desta tarde, terão passados exatos 35 dias. O ínterim entre os jogos não forma o melhor dos cenários, de acordo com o experiente jogador do Farrapos. “O ideal era que o Campeonato Gaúcho tivesse terminado e na sequência já começasse o Brasileiro. Porque fica uma expectativa, já que não sabemos como chegam os outros times, se houve contratações e mudanças nos grupos de atletas”, acredita Leonardo Scopel.

As datas do Campeonato Brasileiro de Rugby XV foram atrasadas em um mês, se comparados ao ano passado (confira no box abaixo as datas da primeira fase). O Super 8 foi encerrado em 24 de setembro. Para a edição, a previsão de encerramento é 27 de outubro, data da final que não deverá ter mando de campo neutro como em 2017 — Farrapos e Jacareí decidiram o torneio em Blumenau/SC. O regulamento prevê a prioridade para o time de melhor campanha acumulada de toda competição, mesmo que o mando seja oficialmente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O equilíbrio e as alternâncias de forças são tendência ano a ano no rugby brasileiro. Desde 2010 na elite nacional, o Farrapos teve grande constância de bons resultados nas últimas duas participações do Campeonato Brasileiro de Rugby XV. Em 2016, a equipe ficou entre as quatro melhores campanhas e, no ano seguinte, foi finalista.

Porém, se comparado aos outros anos, as fases eliminatórias tiveram mudanças consideráveis. Em 2017, a primeira fase serviu apenas para formar as quartas de final, já que todos os times classificariam e, a partir desta fase, as decisões ocorriam em jogo único. Para esta temporada, um ranking histórico feito pela CBRu influenciará na formação dos confrontos a partir da segunda fase.

Em tese, o Grupo D poderá ter três representantes a partir das quartas de final devido ao mecanismo adotado pela organização do torneio. O primeiro colocado do agrupamento enfrentará o vencedor de uma repescagem que envolverá o vice-líder do Grupo B e o terceiro colocado do próprio Grupo D. Já o segundo lugar, encarará o líder do agrupamento C.

A estreia do Farrapos Rugby Clube no Campeonato Brasileiro de Rugby XV será nesta tarde, às 15h. A bola oval entra em ação no Estádio da Montanha para o confronto contra o Charrua Rugby Clube. A entrada para o público é gratuita.

Na final de 2016, Farrapos e Jacareí fizeram confronto eletrizante no Estádio do Sesi de Blumenau, em Santa Catarina


Fotos: Lucas Delgado