Quando o apito final soar nos campos do país fim da tarde de hoje, 1º de setembro, restarão apenas jogos eliminatórios para os melhores posicionados no Campeonato Brasileiro de Rugby XV — o Super 16. O Farrapos se despede da fase de grupos na capital do Rio Grande do Sul no duelo contra o Charrua; partida tem apenas o viés de confirmar a vice-liderança geral do time de Bento Gonçalves.

A equipe da Serra Gaúcha entra em campo para manter os 100% de aproveitamento no torneio nacional. Até aqui, foram cinco vitórias, incluindo o confronto contra o Desterro, atual campeão catarinense e que ficou na quarta colocação do Brasileiro do ano passado.

A tendência é de que o número perfeito seja mantido, uma vez que o Farrapos enfrentará o Charrua pela quarta vez no ano — nas anteriores, venceu de forma incontestável. Ainda que as projeções indiquem vantagem aos bento-gonçalvenses, a equipe de Porto Alegre vai para o jogo empolgada, uma vez que garantiu empate na rodada passada como visitante contra o forte Desterro e deverá classificar-se à repescagem que poderá levar o clube para as quartas de final.

Em caso de vitória ou até mesmo derrota com ponto bônus, o Farrapos terá assegurada a segunda melhor campanha do torneio nacional. Desta forma, teria o mando de campo no jogo de volta das quartas de final e seria mandante na semifinal e na final — no último, caso não atuasse diante do Curitiba Rugby, o líder geral. Farrapos e Charrua se enfrentam na Sociedade Hípica Porto-Alegrense às 15h.

O time de Bento Gonçalves inicia sua campanha nos mata-matas no dia 22 de setembro. Na data, ocorrerá a abertura das quartas de final do Super 16.


Foto: Lucas Delgado.