Líder do Grupo D do Campeonato Brasileiro, equipe terá mais um gaúcho pelo caminho pela segunda rodada do torneio


A capital do Rio Grande do Sul centralizará os dois confrontos do Grupo D do Super 16 — o Campeonato Brasileiro de Rugby XV — na tarde de hoje, 28. Com mando de campo dos dois times de Porto Alegre, o Farrapos e o Desterro chegam a Porto Alegre com a intenção de permanecerem com 100% de aproveitamento no torneio e nos primeiros lugares do chaveamento ao fim da segunda rodada.

A equipe de Bento Gonçalves terá pela frente o San Diego no fechamento do dia de bola oval na Sociedade Hípica Porto-Alegrense, um dos mais tradicionais clubes locais e casa do Charrua Rugby. Os donos do campo que será utilizado enfrentarão os catarinenses do Desterro.

A equipe do estado vizinho divide a ponta da tabela de classificação com os bento-gonçalvenses, que estão em vantagem pelo saldo de pontos marcados na vitória da primeira rodada. A projeção é de que este cenário seja mantido, uma vez que o confronto que tende a ser mais equilibrado é entre o Desterro e o Charrua — o time de Florianópolis não teve facilidade contra o San Diego na rodada de abertura.

Números a favor

O Farrapos chega mais uma vez com grande favoritismo para um duelo entre equipes do Rio Grande do Sul. Dessa vez contra o San Diego, não há tendência diferente que não seja a vitória para o time da Serra Gaúcha.

Desde 2009 o time de Porto Alegre não consegue uma vitória sobre o Farrapos. Neste ano, por exemplo, os bento-gonçalvenses venceram os dois duelos entre os times. Na primeira fase, aplicou 81×0; nas semifinais, o Farrapos venceu o San Diego por 74×13.

Além disso, no cenário do rugby nacional as duas equipes são díspares: os bento-gonçalvenses já estão fixados na elite nacional, enquanto que os oriundos da capital estadual disputavam a Taça Tupi (a segunda divisão) e foram promovidos pelo aumento de equipes no Brasileiro.


Foto: Kévin Sganzerla/FML Esportes, Divulgação