Decisão do estadual em Bento Gonçalves terá jogo entre as duas melhores campanhas do torneio


O Campeonato Gaúcho de Rugby XV (CGR XV) será decidido na tarde de sábado, 16, em Bento Gonçalves. Os dois melhores times comprovaram os números com performanses positivas nas semifinais e chegam para o duelo derradeiro que coroará um enea (no caso, o Farrapos) ou um tricampeão (o Charrua) do rugby do Rio Grande do Sul.
Esta será a segunda partida entre os dois times neste ano. Em 5 de maio, Farrapos e Charrua se enfrentaram, também no Estádio da Montanha, pela sexta rodada da primeira fase do Gaúcho. O time de Bento Gonçalves ganhou por 72×19.

De acordo com o técnico do Farrapos, Javier Cardoso, a expectativa é de que seja um confronto diferente do que fora visto no mês passado. “Sabemos que em uma final é completamente diferente e precisaremos deixar nosso melhor para conquistar a vitória”, analisa e planeja o comandante.


Cardozo também avaliou o estilo de jogo do Charrua, que não virá de Porto Alegre para a Serra Gaúcha como franco-atirador. “Esperamos uma batalha, já que eles se caracterizam pela força e por não desistir nunca, o que os torna muito perigosos. Acredito que será um jogo duríssimo”, pensa o argentino.

Sequência ou retomada

Ao fim da decisão da edição de 2018 do estadual, não haverá campeão inédito. Tanto Farrapos quanto Charrua possuem histórico vencedor no rugby do Rio Grande do Sul.
A equipe de Bento Gonçalves venceu pela primeira vez em 2010 e, desde então, não saiu do topo. Portanto, em caso de confirmação do favoritismo e consequente conquista, o Farrapos se tornará eneacampeão do Campeonato Gaúcho.

Sem títulos do estadual desde 2007, o Charrua tenta vencer pela terceira oportunidade. A última vez que chegou próximo do tricampeonato foi em 2015, quando ficou em segundo na classificação geral.

A bola oval sobe para Farrapos e Charrua às 15h no Estádio da Montanha pela decisão do Campeonato Gaúcho de Rugby XV. No mesmo local, mas às 13h, entram em campo Antiqua, de Pelotas, e o Guaíba Rugby pela final da segunda divisão do rugby do Rio Grande do Sul. Não há cobrança de ingresso para assistir as partidas no estádio.


Foto: Lucas Delgado.