O Farrapos Rugby Clube conquistou mais uma vez o Campeonato Gaúcho de Rúgbi. A vitória sobre o San Diego aconteceu no sábado, 17, no Estádio das Montanhas, em Bento Gonçalves. Com o título estadual de 2017, o clube bento-gonçalvense se torna octacampeão do principal torneio do estado. Além disso, tornou-se campeão da Liga-Sul de forma antecipada.

A vitória veio em um sábado de muito rúgbi na cidade. Antes da grande final, Charrua Rugby e o S.C. Rugby fizeram um duelo muito equilibrado que valia a terceira colocação no campeonato. O S.C. Rugby acabou vitorioso e com lugar no pódio após uma heróica virada no fim da partida. O jogo terminou com o placar em 25×21 para o time de Caxias do Sul.

Na sequência veio a grande final. Com boa presença de público (tanto dos torcedores vindos de Porto Alegre como dos torcedores locais) no estádio da Avenida Oswaldo Aranha, Farrapos e San Diego repetiram um jogo que havia sido único para os visitantes. San Diego só não terminou a primeira fase da competição com 100% de aproveitamento pois perdera para o Farrapos – esse sim com campanha perfeita. E o jogo foi mais equilibrado do que se imaginava.

 

PRIMEIRO TEMPO

O time visitante saiu com a vantagem no placar, anotando um try e uma conversão, colocando 7×0 e alguma pressão para cima do favorito Farrapos. Aí o time que jogava com camiseta rubro-verde retomou o bom rúgbi e virou a partida. Dois tries e uma conversão certa, deixando o placar no 12×7.

Depois foi a vez do San Diego jogar bem e chegar duas vezes próximo a linha do goal, onde poderia anotar algum try. Mas nas duas possibilidades optou por chutar após a marcação de dois penais por parte da arbitragem. Foi uma conversão e um erro – portanto, 3 pontos anotados. O placar ficou em 12×10 e esquentou ainda mais o clima da partida. Para a sorte de todos que foram assistir a um belo espetáculo, o primeiro tempo acabou antes que alguma confusão fosse iniciada.

SEGUNDO TEMPO

A etapa final não poderia ter começado melhor para o Farrapos Rugby. Com menos de cinco minutos rodados no cronômetro, foi anotado mais um try, mas com conversão perdida. Na sequência, o San Diego teve um penal a seu favor e anotou mais três pontos, deixando a partida em 17×13.

A partir daí, só deu Farrapos. O time de Bento Gonçalves anotou, em sequência, mais três tries e três conversões; além de um penal. O San Diego até tentou ir atrás do resultado mas o cansaço e a falta de tempo possibilitaram apenas a marcação de mais um try por parte do time visitante. Com isso, terminou a partida com o placar de 39×20.

DOIS TÍTULOS EM UM DIA E O FUTURO

Com o resultado o Farrapos conquistou o Campeonato Gaúcho pela oitava vez. De quebra, ainda levou a Liga-Sul, título inédito para o time. Para o capitão do time bento-gonçalvense, Diego Bigode, todos sabiam que o San Diego faria um jogo duro apesar do favoritismo para o outro lado. “Todo ano é nós e eles. Foi um jogo equilibrado mas a gente conseguiu superar eles principalmente no jogo físico a partir do segundo tempo”, explica o responsável por erguer a taça.

Outro destaque da partida, inclusive com try convertido foi Vinicius Outeiro. Vini acredita que o Camponato Gaúcho evoluiu muito e a final equilibrada é a prova disso. “Todo mundo quer ganhar do Farrapos aqui no estado e na final não ia ser diferente. A nossa equipe está de parabéns”, afirma.

O foco do Farrapos a partir de agora passa a ser o Super 8, que é o campeonato brasileiro de rúgbi. “A gente já está treinando duas vezes por semana na expectativa do Super 8. Esse ano chegamos mais fortes por conta das competições que tivemos até agora”, conta mais uma vez Vini. A estreia do time de Bento Gonçalves está marcada para o dia 1º de julho, contra o Pasteur, no Estádio da Montanha.