Diante do adversário porto-alegrense , equipe de Bento Gonçalves tem números a seu favor no confronto entre gaúchos


A inexistência de um confronto de mata-mata entre times do Rio Grande do Sul pelo Campeonato Brasileiro de Rugby XV terá duração apenas até a tarde de sábado, 22. Farrapos Rugby Clube e Charrua Rugby Clube entram em campo em Porto Alegre pelo primeiro jogo das quartas de final do Super 16; com elenco experiente e completo, os bento-gonçalvenses são favoritos já para o primeiro jogo, mesmo como visitante.

Os times gaúchos ano a ano encontram-se pelos campeonatos estaduais. Porém, no nacional, o confronto era inviabilizado, uma vez que o Charrua nunca havia disputado a elite brasileira. Em 2018, após mudança regulamentar no Campeonato Brasileiro, a equipe da capital disputa o Super 16 e garantiu vaga inédita nas quartas de final. E, por isso, embora seja frequente o Farrapos postular entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro — como o 4º e 2º lugares em 2016 e 2017, respectivamente — nunca havia encontrado um conterrâneo em fases avançadas do Brasileiro. O embate inédito se dará na Sociedade Hípica Porto-Alegrense, às 15h.

O Farrapos não é derrotado pelo rival mais antigo do rugby do Rio Grande desde 2009. Além disso, os números desta temporada são impressionantes. As equipes se enfrentaram duas vezes pelo Campeonato Gaúcho e outras duas pela fase de grupos do Super 16: todas vencidas pelo arranjo de Bento Gonçalves. Nos quatro confrontos, o Farrapos anotou 209 pontos e sofreu apenas 47.

A força mostrada pelos bento-gonçalvenses nesta temporada garante certo favoritismo. Conta também o fato do time não entrar em campo há 21 dias, estando descansado. Entretanto, na primeira participação na elite do rugby nacional, o Charrua conquistou duas vitórias sobre o San Diego, um empate contra o Desterro em Florianópolis e, na repescagem, bateu o tradicional SPAC em São Paulo, há uma semana. Assim, chega motivado para surpreender mais uma vez neste ano.

Além de Farrapos e Charrua, farão confronto pelas quartas de final do Super 16: Curitiba e Desterro; Jacareí e Pasteur; Politécnica e São José — os primeiros de cada confronto jogam a segunda partida em casa devido ao retrospecto.

Os quatro classificados garantem vaga à semifinal; a partir daí, tudo será resolvido em jogos únicos, com mando de campo da equipe de melhor campanha até os respectivos confrontos. Portanto, restam apenas quatro jogos para os finalistas do torneio nacional. A final será decidia em 13 de outubro novamente na casa da equipe com melhor campanha acumulada ao longo do Super 16.


Foto: Lucas Delgado