FARINHA DO MESMO SACO
A cada dia fica mais escancarado o que estou afirmando, há três décadas, nesta coluna. “Não há virgens na zona politica brasileira” e que “partidos políticos são todos farinha do mesmo saco”. Apesar de petistas e antipetistas se digladiarem para serem uns menos que os outros, os FATOS comprovados apontam a igualdade insofismável. E mais uma vez, manchete do jornal O Globo mostra isso. Em delação premiada, oito executivos da OAS revelaram como funcionava o esquema de pagamento de propina a deputados, senadores e governadores, entre 2010 e 2014. Após prestarem um total de 217 depoimentos, os delatores citam nominalmente 21 políticos, segundo o jornal O Globo, que teve acesso a um relatório de 73 páginas da PGR (Procuradoria-Geral da República).

MAS, HÁ MAIS, MUITO MAIS!
O Globo, que publicou a matéria, segue dizendo que “A lista da OAS inclui nomes de políticos do PSDB, MDB, DEM, PT, PSD, PSB e PP, mas envolve também empresários, doleiros e ocupantes de altos cargos de estatais”. Grande novidade! Somente os mais ingênuos e desinformados desconheciam essa “PLURALIDADE” de membros do “Brasil Corrupto”. Ou FINGIAM desconhecer, claro. Mas, há mais, muito mais “corruptos de carteirinha” no nosso Brasil Varonil! Eles estão encastelados tanto em TODOS partidos políticos – petistas ou antipetistas -, nas prefeituras, nos Estados, nas estatais, no poder judiciário, nos poderes legislativos, nas empresas privadas, nas entidades, enfim, eles são um “vírus” incurável que destrói tudo. E não é de 2003 para cá, não. Vem desde 1.500, quando Cabral aqui aportou e subornou nativos.

HÁ QUEM PENSE NA CURA
Sim, há gente extremamente otimista que pense que o “vírus da corrupção” tem cura e que esse governo será a “vacina”. Tenho frouxos de riso quando ouço, leio ou vejo isso. Sim, creio que é possível amenizar a sangria da corrupção que campeia solta no Brasil, do Oiapoque ao Chuí. Mas, isso levará, no mínimo, um tempo equivalente a dez, onze, doze ou mais gerações. Enquanto isso, o maniqueísmo petistas x antipetistas seguirá ativo, cada um defendendo seus próprios corruptos. Os leitores mais antigos da coluna lembram bem que escrevi, várias vezes, desde 1999, que o Brasil não seria mais o mesmo. Ele seria dividido entre APT e DPT, ou seja, ANTES do PT e DEPOIS do PT. Isso, “por acaso”, aconteceu e está acontecendo?

E QUEM COMPRA?
Foram roubados NOVE MIL celulares de última geração de dentro do setor de cargas do aeroporto, em Porto Alegre. Assaltantes invadiram o terminal de cargas e roubaram, assim, facilmente, os celulares. Mas, por que roubariam milhares de celulares se, normalmente, temos dificuldades de usar UM apenas? Simples: porque bandidos, piores do que esses assaltantes, os COMPRAM. Pessoas que, não raro, se autointitulam de “do bem”, querendo “levar vantagem”, contribuem para o recrudescimento da criminalidade. São idênticos aos que compram carros, TVs e outros produtos que, pelo baixo preço, são, obviamente, roubados ou furtados. Quem compra esses produtos é tão ou mais marginal que os que roubam. Ou não?

COISAS NOSSAS
Há um ponto de táxi na rua Ramiro Barcelos, localizado no lado direito dela. Motivo alegado: os usuários podem ser atropelados por entrarem no táxi pelo lado do trânsito, ao invés da calçada. Lógico, não? Pois bem, na rua José Mário Mônaco, ao lado do INSS, há um ponto de táxi exatamente no lado contrário ao alegado como “para usuários não se exporem”. Os usuários da José Mário Mônaco merecem “menos cuidados” que os da Ramiro Barcelos, então? Porque não mudam o lado dos taxis na Mário Mônaco? Simples: porque teriam que ser colocados de forma a prejudicar o trânsito completamente. Mas, e na Ramiro Barcelos? Não é o mesmo caso? Chega a ser ridículo o que se vê na Ramiro Barcelos. E bastaria somente cobrar o cumprimento do artigo 49 do Código de Trânsito Brasileiro. Simples assim!

PARA QUE SERVE O DAER?
Os usuários de rodovias cuja responsabilidade de manutenção é do DAER, fazem, com frequência, esta pergunta. E basta transitar pela rodovia ERS-446, entre Carlos Barbosa e São Vendelino para que ela venha à tona. Esse “projeto de estrada de colônia” está recheado de buracos, panelas e crateras, todas prontinhas para detonar pneus, rodas e suspensões de veículos. terça-feira vi no trecho quatro carros tentando consertar para continuar a rodar. Ah, sim, choveu! Mas ela está assim há muito tempo. O DAER existia no governo Sartori tanto quanto no de agora. Falta o quê, para executar OBRAS EMERGENCIAIS COMO ESSA? Dinheiro? Pois usem o das MULTAS e dos ABSURDOS IMPOSTOS que são cobrados pelo Estado. IPVA, ICMS de 42,85% sobre os combustíveis e por aí vai. O que falta, MEEEESSSSMOOOO, é RESPEITO para com os pagadores de impostos. Só isso!

ÚLTIMAS

Primeira: Geraldo Alckmin, presidente nacional do PSDB, afirmou que “o PSDB nunca teve um código de ética”. Bem, quem conhece os casos do “trensalão”, do “merendão”, do “rouboanel paulista”, da “privataria tucana” sabe disso;

Segunda: Mas, pelo visto, o ex-governador Alckmin, mesmo vivendo os governos do seu partido em São Paulo, não conhecia os estatutos do partido e nem perguntou sobre a ética. Surpresa?

Terceira: Comerciante, armado, com curso de tiro, tudo legalizado, foi morto em assalto ao seu estabelecimento em São Paulo;

Quarta: Ele já havia sido assaltado e, revoltado, aproveitou a nova lei, comprou a arma e aprendeu a usá-la. Só que os bandidos são pós-graduados e atiraram antes;

Quinta: Resumo: você só pode usufruir do “benefício da dúvida” (o bandido imaginar que você tem arma), mas, usar a arma, só se puder se valer da “surpresa”;

Sexta: Paulo Preto, o “homem forte” do tucanato paulista, operador do PSDB, recebeu pena de 27 anos de prisão. Certamente, nenhum governador do PSDB sabia de suas ações, né?

Sétima: Talvez, um dia, todos os brasileiros se deem conta de que quanto menos empregados tivermos e menores forem seus salários, menor poder de compra terão e, portanto, pouco poderá ser produzido. Afinal, o mundo não nos comprará tudo, Ou pensam que sim?

Oitava: O “petistas x antipetistas” ultrapassou a barreira do ridículo supremo. O ministro comete um erro e o corrige pedindo desculpas. Mas, o que fazem esses extremistas insanos? Brigam sobre “cantar” ou “não cantar” o Hino Nacional, o que ninguém questionou;

Nona: Vem aí a Libertadores Grenal! Algum ou ambos têm chances de título? Quem viver, verá!

Décima: E o nosso Esportivo venceu e segue célere o rumo da classificação. Que venha o Frederiquense! Vamos vencê-lo no seu estádio.