Até dezembro de 2018, mais de 1.300 cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. Todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que transmite a programação com imagem e som de cinema. Em Bento Gonçalves o sinal analógico será desligado em 31 de janeiro do ano que vem, data definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Em virtude disso, o programa de transição para o sinal digital quer garantir que todas as famílias possam ter acesso a essa inovação, sem ter dificuldades em adquirir o conversor e/ou a antena UHF, necessários para receber o sinal digital. O programa prevê a distribuição gratuita de kits contendo estes equipamentos, para que todas as famílias de baixa renda possam preparar suas residências para o desligamento do sinal analógico.

Em Bento Gonçalves serão distribuídos mais de 6.000 kits para todas as famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais, da Assistência Social. Para realizar a solicitação do kit, o Responsável Familiar deve ter em mãos o número do NIS, que é emitido pelo Cadastro Único, bem como documentos pessoais. Os pedidos podem ser feitos por meio dos seguintes canais: http://www.sejadigital.com.br ou telefone 147 (aceita ligação de celular). Uma vez realizada a solicitação, a família recebe instruções para realizar a retirada nas agências dos Correios.

Maiores informações podem ser obtidas junto ao Setor de Cadastro Único, que funciona na Av. Osvaldo Aranha, 1479, 2º andar. Telefone 3055-7347

Como saber se é necessário um conversor?

Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal.

Para saber se a sua televisão já possui conversor embutido, basta verificar o manual. A TV com conversor embutido só precisará estar conectada a uma antena UHF para encontrar os canais transmitidos pelo sinal digital.

Imagem ilustrativa.