Passados mais de 10 anos, os familiares de 70 vítimas, entre as 199, do acidente com o voo da TAM irão receber indenização de R$ 30 milhões da empresa Airbus, que é a fabricante do avião. O acordo foi homologado no mês passado e envolveu a Justiça do Rio de Janeiro. As informações foram confirmadas pelo assessor de imprensa voluntário da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo TAMJJ3054 (AFAVITAM) e irmão da vítima Mário Gomes, Roberto Corrêa Gomes.

O acidente com o voo da TAM JJ3054 é considerado a maior acidente aéreo da história do Brasil. Ele esclareceu que serão 25 famílias – algumas tinham mais do que uma vítima no voo – que receberão a indenização. Isso porque elas entraram com processo contra a empresa fabricante do avião, a Airbus. Ao mesmo tempo, que outros familiares que fizeram outros acertos, como o acordo com a própria TAM, não estão incluídos.

A tragédia vitimou 199 pessoas, que estavam no voo ou em solo. A aeronave explodiu após não conseguir pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e colidindo contra uma estrutura da própria empresa, que ficava do lado de fora da pista. O voo havia saído de Porto Alegre com destino a São Paulo, no dia 17 de julho de 2007.