O sonho de muitos concluintes do Ensino Médio é ingressar no Ensino Superior. Para isso, muito estudo e dedicação são necessários para passar no vestibular e conseguir uma vaga na faculdade. Quem se matriculou neste ano, porém, também teve que lidar com um problema inesperado. Os alunos que entraram na universidade na expectativa de dar início à carreira tiveram empecilhos ao acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e muitos não conseguiram realizá-lo devido às mudanças no sistema e às novas regras impostas.

O Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação. De acordo com o MEC, a conclusão da inscrição fica condicionada à existência de limite financeiro da instituição de Ensino Superior e à disponibilidade orçamentária e financeira do Fies e do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).

Os centros de educação superior do município relatam ter encontrado dificuldades na realização das novas inscrições para o financiamento. Luciane Odia, secretária acadêmica da Faculdade CNEC Bento Gonçalves, informa que está sendo realizado um trabalho interno para amenizar qualquer impacto que possa refletir na instituição e que a situação dos alunos é preocupante. “Muitos acadêmicos confirmaram a matrícula, pois ela é obrigatória para poder fazer a inscrição contando com o financiamento estudantil, só não esperavam encontrar tantas barreiras. Alguns tiveram que cancelar a matrícula por não ter condições financeiras para se manter na faculdade. Por sorte estávamos com o processo de Bolsas de Estudo aberto e alguns alunos conseguiram se inscrever e manter o vínculo com a instituição”, comenta.

Ela também afirma que não possui informações sobre o repasse de valores à instituição. “Tudo é centralizado em nossa mantenedora. Mas prevalece a informação que consta nas portarias de que os repasses serão realizados oito vezes no semestre, onde antes eram 12”, salienta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 22 de abril.