Na tarde de sexta-feira, 31 de agosto, no Gabinete do Prefeito em exercício, Aido José Bertuol, a Comissão Organizadora da 33ª Feira do Livro anunciou o jornalista, escritor, fotógrafo e produtor cultural, Fabiano Mazzotti, como escritor homenageado do evento.

“Jamais passou pela minha cabeça isso. Confesso que fiquei bem surpreso com a notícia. É um grande incentivo para continuar organizando livros que enaltecem o nosso território. Espero retribuir à comunidade a escolha feita pelos responsáveis pela Feira do Livro de Bento Gonçalves. É uma profunda alegria receber essa homenagem”, destacou.

O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, salienta que todo o escritor “tem a missão de contar uma história. E o Fabiano Mazzotti traz essa missão de forma dupla: escrevendo e fotografando, pois a fotografia também é uma narrativa. E nessa simbiose, ele retrata nossa cidade ou a Amazônia, aliando a força da palavra com a beleza das imagens”.

De acordo com o prefeito em exercício, Aido José Bertuol, a obra de Mazzotti “tem profundas ligações com a história do município. Homenageá-lo é por reconhecimento e por mérito, pois precisamos incentivar e fomentar a produção literária local para que a mesma sempre esteja ativa e gerando novos nomes”.

Fabiano Mazzotti é autor dos livros “Bento Gonçalves em foto e poesia”, com poesias de Pedro Júnior da Fontoura; “Amém, Bento Gonçalves – Igrejas e capelas desta terra”; “Aristides Bertuol – O piloto da carretera nº 4”; “Amazônia – Terras d’água”, com poemas de Marli Tasca Marangoni. Também participou como fotógrafo em títulos como “Memórias do Vinho Gaúcho”, Paisagens do Vinhedo Riograndense”, “Passo Velho – A história da colonização de Bento Gonçalves” e “Este chão é Bento”.

Estiveram presente a secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, o gerente do Fecomércio RS/Sesc, Jacques Fachinelli, a agente de Cultura e Lazer do Fecomércio RS/Sesc, Cristina Rasera, representando a 16ª CRE, Neiva Morello Michelin, e a bibliotecária da Biblioteca Pública Castro Alves, Paula Porto.

O tema da 33ª Feira do Livro é “Influência digital para compartilhar a Literatura” e tem como slogan “A Literatura conecta”. O evento ocorre de 10 a 21 de outubro, na Via Del Vino. Em breve, serão divulgados o patrono e a programação completa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Jose Martim Estefanon