A Expoagas 2014 – 33ª Convenção Gaúcha de Supermercados chega ao final nesta quinta-feira, 21 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, destacando hábitos de consumo e as principais apostas do setor supermercadista e da indústria para o segundo semestre deste ano. Realizada desde terça-feira, 19 de agosto, pela Associação Gaúcha de Supermercados, a feira apresentou ao varejo mais de 800 lançamentos, e encerrará com um volume recorde de negócios, na ordem de R$ 369 milhões – o que representa um crescimento de 11% sobre a edição anterior do evento e uma venda média de R$ 1,07 milhão por empresa expositora. O resultado foi puxado pela movimentação de fornecedores de equipamentos para supermercados, produtos de higiene pessoal masculina, itens com apelo infantil e empresas de laticínios.

Segundo dados apurados pelo Instituto Segmento Pesquisas nos dois primeiros dias da feira, 56,1% das vendas foram realizadas junto a varejistas gaúchos, 37,9% a compradores de outros estados brasileiros e 10,5% a companhias de outros países. De acordo os expositores entrevistados, 84% participam da Expoagas 2014 com o objetivo principal de aumentar negócios. Conforme estimativa da Agas, 41,1 mil profissionais ligados à cadeia do abastecimento terão passado pelos corredores da Fiergs até o final do evento, nesta quinta-feira. “Mais uma vez os varejistas são a maioria entre os visitantes – 82,7% do público total -, mostrando que a Expoagas é uma grande vitrine para fornecedores dos mais diferentes segmentos comerciantes”, ressalta o presidente da Associação, Antônio Cesa Longo.

O número médio de visitantes por empresa também aumentou: neste ano, 5,7 mil empresas diferentes visitaram a Expoagas, uma média de 7,3 pessoas por companhia. “O incremento na programação do Centro de Aperfeiçoamento Técnico, que contemplou profissionais do chão de loja do setor, contribuiu para este crescimento de participantes, já que neste ano houve programações que abrangeram desde colaboradores de padaria e açougue até gestores e proprietários do autosserviço”, destaca Longo. Outra atração incorporada à 33ª edição da Convenção foram as visitas técnicas que, com lotação máxima nos três dias do evento, levaram visitantes a indústrias, supermercados e centros logísticos gaúchos. O pré-cadastramento pela internet foi outro marco da Expoagas 2014: nesta edição, 85% das inscrições foram realizadas com antecedência. “Nossa pesquisa mostra que 34,2% dos visitantes vieram à feira pela primeira vez, sobretudo oriundos de pequenas empresas que perceberam na feira uma oportunidade de buscar diferenciais para o segundo semestre”, explica o presidente da Agas, destacando que o encontro recebeu visitantes de oito países e de 26 estados brasileiros.

Questionados pelo Instituto Segmento sobre a movimentação de negócios nos estandes, 71% dos expositores informaram que realizaram negócios com profissionais de outros setores, que não supermercados. Os segmentos mais citados pelos fornecedores participantes da feira foram, pela ordem, restaurantes (56,3%), padarias (52,1%) e lojas de conveniência (42,3%). Segundo a pesquisa, somente 2% dos 344 expositores da Expoagas não vão atingir ou superar suas expectativas. A satisfação com o evento também aumentou: entre os expositores ouvidos, a Expoagas 2014 recebeu nota média de 8,7 – acima dos 8,2 registrados no ano passado.

Tendências e conjuntura – De acordo com o presidente da Agas, as vendas de equipamentos vão responder por cerca de 18% dos negócios da feira. “Isso mostra que, ao contrário do que projetavam no começo do ano, os pequenos e médios varejistas estão reformando e melhorando suas lojas, buscando diferenciais de competitividade”, explica. Outro dado positivo apontado pelo supermercadista é a recuperação do setor de laticínios, outro destaque de vendas. “Isso mostra que o comerciante e o consumidor dão um voto de confiança às marcas gaúchas, consagradas historicamente por sua qualidade”, avalia Longo.

Os dados do instituto Segmento mostram o otimismo dos participantes da Expoagas 2014 para o segundo semestre. Motivados pelas vendas da feira, 95% dos entrevistados afirmaram que vão registrar um crescimento em suas operações em 2014. Consultados sobre qual seria o fator preponderante para que o consumidor escolha seus produtos nas gôndolas, 68% dos entrevistados apontaram a qualidade como primordial, enquanto 15% apostam no preço baixo e 11% apontam a marca forte como grande trunfo para as vendas. Entre os expositores avaliados pela Segmento Pesquisas, 57,7% afirmam que perceberam um consumidor cada vez mais exigente como a principal mudança de tendências nos últimos cinco anos. “Cerca de 12 mil novos itens são lançados anualmente pela indústria, mas só 20% sobrevivem ao primeiro ano. Este é o maior indício de que o consumidor está atento e busca aliar qualidade ao preço baixo. A relação custo-benefício é fundamental”, avalia Longo.

Às 20 horas desta quinta-feira, 21 de agosto, pouco antes de encerrar o evento, a Agas vai sortear um automóvel zero quilômetro entre as empresas que tiverem efetuado pelo menos R$ 1 mil em compras na Feira.

Na Convenção, nomes como Max Gehringer, Clóvis de Barros Filho, João Carlos Martins e Clovis Tavares abordaram temáticas ligadas à motivação, inovação, criatividade, conjuntura político-econômica e vendas. O congresso teve ainda palestras, cursos, workshops e seminários temáticos e programações específicas para jovens e mulheres.

A Expoagas 2015, que terá o tema “A peça certa para os negócios”, ocorrerá de 22 a 24 de agosto do ano que vem no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. O lançamento oficial da Feira ocorrerá em evento marcado para o próximo dia 4 de setembro, às 19 horas, no Hotel Deville, na capital.