Esperar algo. Exatamente nisso se resume o significado de expectativa. Mas, afinal, o que borbulha em nossas cabeças? Alguma coisa que seja viável ou provável que aconteça e, lá estamos nós, com uma realidade co-criada. Um mundo imaginário que construímos a partir das nossas crenças. Juntamos todos nossos anseios, com aquele medo constante de ganhar ou perder, a espera de resultados. O sentimento de expectativa só existir na ausência da realidade, portanto, uma condição de ilusão que nós mesmo criamos e na maioria das vezes nos distanciam da realidade e acabamos cheios de frustrações.

É preciso ser um bom trabalhador, um bom estudante, uma pessoa responsável, cuidar da família. Ser uma mulher simpática, alegre, que nunca causa problemas; ser educada, amável, etc. Tudo isso se converte em imposições que acreditamos que temos que cumprir, porque somos assim e não conseguimos sair desse padrão. Criamos expectativas o tempo todo sobre tudo. Relacionamentos, filhos, trabalhos, sobre nós mesmo e que deveríamos ser, deixando de olhar para a realidade de fato, valorizando nossas conquistas e deixando-nos surpreender pelo que a vida for nos apresentando. Sem expectativa levamos uma vida mais leve.

Todo ser humano nasce com certo grau de ilusão, fantasia e sonho, isso é normal e nos faz bem, na medida que nos impulsiona. Mas, como alerta a mim mesma… (risos) não devemos nos cobrar, nem criar expectativas e sim deixar que a vida nos surpreenda!