Dos 20 agentes de endemia do município, oito devem ser demitidos nos próximos dias, o que corresponde a 40% do quadro total do setor. Além disso, também já foram desligados da Secretaria de Saúde funcionários terceirizados da Fundação Araucária e extintas 12 funções gratificadas.
De acordo com o secretário de Saúde, Diogo Siqueira, a medida também responde à necessidade de abertura de um novo edital para a contratação dos profissionais responsáveis pelo combate ao Aedes Aegypti. “Estamos efetuando uma readequação no quadro devido ao encerramento de contratos e também dentro da premissa de enxugamento da máquina pública”, comenta.
O secretário explica que a legislação municipal prevê contratação de agentes por tempo determinado, mas que o Governo Federal somente envia verbas para contratações por período indeterminado. Ou seja, sem prazo de término do contrato. “O município está arcando 100% com esse custo”, analisa. Porém, ainda não há data definida para abertura de um novo edital de contratação que responda aos requisitos do Governo Federal.

Mais funções

Em janeiro deste ano foi registrado um caso de Febre Chikungunya em Bento Gonçalves, somando dois casos em menos de um semestre, sendo outro registrado em agosto do ano passado. Mesmo com os cortes de funcionários, o secretário de Saúde aponta que a fiscalização sobre possíveis focos do mosquito não vai ser afetada. “Os agentes comunitários vão assumir a função. Eles entenderam a situação e aceitaram sem problemas”, comenta Siqueira.
De acordo com a coordenadora das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Loremari Sberse, que responde pelos agentes comunitários, a equipe é capacitada e deve suprir a necessidade de identificação de focos do mosquito. “Na verdade, o trabalho dos agentes comunitários será complementado por mais esta atividade de vistoria às áreas externas das residências”, expõe.
Dessa forma, segundo a coordenadora, o acúmulo de função não haverá impacto no trabalho dos agentes, uma vez que a equipe já realiza visitas domiciliares. “Na própria cartilha dos agentes comunitários está previsto este trabalho de detecção aos focos do mosquito”, aponta.
Ela argumenta ainda que as readequações não seriam realizadas se os agentes não fossem qualificados para realizar a tarefa. “A equipe recebeu capacitação no ano passado e receberá novo treinamento no dia 21 de fevereiro, focado em ações de educação em saúde no combate ao aedes aegypti”, explica. Hoje Bento Gonçalves conta com 52 agentes comunitários para atender 11 bairros e 10 mil famílias.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, dia 4.