Indispensável para as mulheres, as bolsas podem ser verdadeiras vilãs para a saúde. O excesso de peso do acessório pode provocar dores nos ombros e problemas de postura. O peso total da peça não deve ultrapassar 10% do peso corporal. “Ou seja, se uma pessoa tem 60 quilos, a bolsa não deve ter mais do que seis quilos”, alerta Luciano Martins, médico ortopedista da Unimed Costa Oeste. As bolsas carregadas em um único ombro, não devem superar 5% da massa corpórea.

Consequências

O médico explica que o excesso de peso no ombro e a falta de exercícios de compensação podem afetar a musculatura das costas. “Músculos cansados não sustentam a coluna corretamente, o que pode piorar a postura”. Em longo prazo, a prática pode ocasionar tendinites e artrites. “Carregar a bolsa pesada somente de um lado do corpo pode levar a desvios posturais na coluna”, completa Martins.

O que fazer

O ortopedista recomenda que as mulheres optem por levar apenas o essencial para aquele dia. Carteira, celular, agenda, maquiagens, escova de cabelo, medicamentos… Saiba avaliar o
que é indispensável. “Na noite anterior, a mulher já pode definir o que levar na bolsa, de acordo com os compromissos do dia seguinte”, aconselha o médico. “Desta forma, não é necessário levar tudo, todos os dias”. Outra dica é alternar o uso da bolsa no ombro direito e esquerdo, isso evite que a musculatura fique sobrecarregada. Bolsas tipo mochila, que distribuem o peso em ambos os ombros e as tipo carteiro, que tem a alça de um lado, mas que equilibra o peso no outro, são as mais indicadas pelo médico, e ressalta “Se sentir sinais de dor, o ideal é que se procure um especialista para a solução adequada do problema”.

Fonte: vida10.com.br