Um estudo realizado pela Acadmeia Europeia de Pediatria e pelo Grupo Europeu contra a Obesidade Infantil realizou estudo recomendando que 90 minutos diários seja o limite de exposição dos pequenos para evitar a obesidade infantil – considerada uma epidemia na Europa. Hoje, 19% das crianças e adolescentes europeus sobrem com sobrepeso.

Uma força tarefa da Academia Europeia de Pediatria e do Grupo Europeu contra a Obesidade Infantil levantou dados para provar que programas, campanhas e, claro, hábitos sedentários são grandes vilões na saúde das crianças. Além do cuidado dos pais e professores, a comissão também atenta para a necessidade de políticas públicas e conscientização da mídia sobre este grave problema.

O médico Adamos Hadjipanayis, líder do estudo, estabelece o limite máximo de 1,5 hora por dia e apenas para os maiores de 4 anos. Outra recomendação dos médicos é que a TV seja desligada durante os intervalos comerciais e pedem que os pais não presenteiem seus filhos com smartphones até os 12 anos.

Usados como métodos de distração para muitas crianças, a TV e os smartphones, expõe os pequenos a problemas de desenvolvimento cognitivo e físico, segundo o estudo. Além disso, muitos têm problemas “de adulto”, como insônia, pelo excessivo estímulo dos aparelhos.