A estudante Anna Laura Chaves Castoldi, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Tancredo de Almeida Neves, conquistou a medalha de ouro na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares (OBMEP), no Nível 2 para alunos matriculados no 8º e 9º ano. O resultado foi divulgado na quarta-feira, 22. A 13ª edição da OBMEP bateu novo recorde de escolas (53.231), de 99,6% dos municípios brasileiros. Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos, 941 mil foram classificados para a segunda fase da competição – 903 mil de escolas públicas e 38 mil de particulares.

A Olimpíada compreendeu duas fases. A primeira fase ocorreu no próprio educandário. Os alunos que obtiveram as maiores notas passaram para a segunda fase que foi realizada no dia 16 de setembro, nas dependências do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), com a aplicação da prova discursiva. Vinte e cinco estudantes do Rio Grande do Sul foram contemplados e receberam medalhas de ouro, prata e bronze. Anna Laura Chaves Castoldi foi a única aluna do município de Bento Gonçalves a receber o prêmio e comenta que a prova discursiva foi a etapa mais difícil. “Foram quatro horas, onde precisei detalhar cada problema e cada cálculo”, afirma.

A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, que tem patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. A data da premiação será divulgada em breve.