Toda criança tem o direito de brincar e se divertir. As brincadeiras lúdicas e os jogos educativos também ajudam a desenvolver funções importantes nos pequenos, como a coordenação motora, a memória e a fala. Tudo depende da questão da idade apropriada para trazer lazer, diversão e educação.

PARA CADA IDADE UM TIPO DE JOGO

Bebês – Geralmente de até um ano, o recomendado são os tapetes com vários chocalhos e texturas. Tudo isso é perfeito para estimular os sentidos dos bebês.
De 1 a 2 anos – A criança começa a querer explorar brinquedos de encaixe, que são mais complexos. Nesse caminho, os blocos de montar são a escolha perfeita. Mesmo que no começo ela não consiga montar, é um ótimo estímulo para a persistência, até ela conseguir alcançar o seu objetivo.

Nas demais idades – Brinquedos de lógica, como, quebra-cabeça, jogo da memória, lego. Quando a criança estiver em seus 4 ou 5 anos, é uma boa época para começar a participar das brincadeiras com jogos mais difíceis, porém, tão bons quanto os outros para desenvolver os sentidos dela. Para essa ocasião, a sugestão são os jogos de tabuleiro.

PARA NÃO ESQUECER!

Os jogos são importantes, pois ajudam a construir o real. Conforme a criança vai jogando, ela vai estimulando o raciocínio. Ela constrói aos poucos, por etapas, o resultado. Entre erros e acertos, ela precisa descobrir o caminho para resolver o mistério.