Um decreto assinado pelo governador José Ivo Sartori oficializou a política de integração entre governo do Estado e prefeituras municipais na área de segurança pública. O ato foi realizado no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, na manhã de quinta-feira, 6 de abril. O decreto institui o Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS).

A cerimônia contou com a presença de chefes do executivo dos municípios contemplados, entre eles o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, que assinou a parceria na qual a Capital do Vinho é uma das contempladas. Cidades como Canoas, Porto Alegre, Cachoeirinha e Pelotas também fazem parte do pacto.

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, avaliou como positiva a assinatura do plano e a inclusão da Capital do Vinho entre as cidades. “Estamos trabalhando junto ao governo do Estado para nos inserirmos nesse programa, que busca obter redução de custos e fazer com que as ações sejam unificadas para auxiliar as forças de segurança”, declarou.

Já o secretário de segurança pública de Bento Gonçalves, tenente-coronel José Paulo Marinho, afirmou que o SIM/RS e a parceria com o Governo do Estado, juntamente com as ações propostas pela nova pasta, servirão para iniciar potencializar a sensação e percepção de segurança pela população no município. “Vamos abrir as portas para que todos os órgãos se integrem conosco”, pontuou.

O que é o SIM/RS

O Sistema de Segurança Integrada com os Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS) tem como objetivo capitanear a criação e execução de políticas de gestão integrada para o setor. É coordenado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e composto por órgãos vinculados à pasta.

O SIM/RS é formado por cinco vetores: tecnologia; informação e inteligência; operações; prevenção primária; sistema penitenciário e ressocialização. Cada um deles conta com uma série de ações, conforme a realidade e necessidade de cada município.

A integração dos sistemas tecnológicos é o carro-chefe do projeto. As instituições que assinarem o termo de cooperação serão integradas ao Centro de Comando e Controle Integrado (CICC) e aos Centros Operacionais de Segurança Pública (CIOSPs) já existentes nas regiões ou municípios.

Para um segundo momento estão previstos o início de estudos para unificar os números de atendimento de emergência. As referências serão os serviços já existentes em países como o Canadá (112) e Estados Unidos (911).

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 8 de abril