Todo o sábado, 17, será de muito rugby em Bento Gonçalves. O Farrapos Rugby Clube promove mais uma edição da Taça Lucas Mariuzza, que contará com a presença de diversos clubes da modalidade do Rio Grande do Sul divididos em duas categorias. O torneio preparatório para a temporada terá regras especiais e ainda duas categorias em jogo.

A competição reunirá sete equipes do estado – Brummers Centauros, Charrua, Planalto, Serra Gaúcha Rugby, Universitário e ainda o anfitrião Farrapos. A Taça Lucas Mariuzza acontece há exatamente um mês da abertura do Campeonato Gaúcho de Rugby XV.
De acordo com o diretor técnico do Farrapos, Bruno Barreto, a competição no segundo mês do ano trará diversos benefícios para os clubes. “Termos um dia assim na pré-temporada pode ser muito produtivo, já que precisamos colocar em prática o sistema de jogo que será utilizado ao longo do ano”, acredita.

Ainda, para Barreto, o torneio pode servir para fortalecer as relações entre clubes, o que pode aumentar o nível do esporte praticado no Rio Grande do Sul. “Como teremos um dia inteiro de disputa, pode servir de interação e aprendizado com as equipes do estado”, enaltece o membro da diretoria do Farrapos.

Duas categorias serão disputadas na segunda edição da Taça Lucas Mariuzza. Na primeira parte do dia, acontecerão as partidas da primeira fase de Rugby XV – modalidade em que o Farrapos ficou com a segunda posição nacional na temporada passada. Na sequência, iniciam as ações do juvenil de rugby sevens – a modalidade olímpica do esporte Após estas disputas, retornam às ações os times com 15 atletas para os jogos decisivos.

Devido ao caráter preparatório e ao número de equipes, as partidas terão duração reduzida. Assim, são previstos 45min de diferença entre as partidas de XV e 20min no sevens.

A II Taça Lucas Mariuzza acontece hoje, 17, no Estádio da Montanha. Os jogos iniciam às 9h30min e tem previsão de encerramento às 19h30min. A entrada para o público será gratuita.