As obras de reforma no estádio da Montanha dos Vinhedos serão retomadas a partir de 2017. A decisão foi confirmada depois da procuradoria de Bento Gonçalves reverter a situação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A audiência foi realizada na tarde de terça-feira, 13, em Porto Alegre.

Agora, o clube aguarda a conclusão dos trâmites legais para dar início às obras. A Justiça de Bento espera a comunicação oficial do juizado de Porto Alegre, para notificar a prefeitura, que irá autorizar o início. Após isso, o clube definirá as prioridades, em reuniões com a construtora responsável e com a equipe de patrimônio.

O presidente do Esportivo, Guilherme Salton, destacou a importância da retomada das obras não apenas para o clube, mas para a comunidade em geral. “Todo mundo ganha com um clube com mais estrutura e acessibilidade. Tínhamos algumas carências, que agora vão ser contempladas”, comentou. Além disso, a estrutura para as categorias de base também serão otimizadas.

Ainda no mês de maio, a prefeitura de Bento Gonçalves assinou uma ordem de serviço para o início das reformas. No entanto, uma denúncia por conta de possíveis irregularidades por meio de uma liminar interrompeu os trabalhos.
As reformas na casa do Esportivo estavam previstas para ter início ainda antes da Copa do Mundo de 2014, quando o clube se candidatou para receber uma das seleções participantes. Estão previstas melhorias na infraestrutura da academia, vestiários, sala de imprensa, túneis de acesso, além de investimento em pontos para otimizar a acessibilidade. Os custos previstos para essa etapa da reforma são de R$ 250 mil.