O domingo, 28, 16h, na Montanha dos Vinhedos, será de vários testes para todos do Esportivo. Em campo, a equipe precisa encarar o Lajeadense, sedento pela recuperação após derrota em casa no jogo de ida, por 2 a 1. Fora, lidar com o fantasma que assolou o time bento-gonçalvense nos últimos anos ao não conseguir ultrapassar a fase de quartas de final e seguir seu caminho na Divisão de Acesso.

Após vencer o Lajeadense na ida, a semana do Esportivo teve foco entre a recuperação e ajustes na equipe. O técnico Carlos Moraes trabalhou a marcação na saída de jogo do adversário. Além disso, a bola parada que rendeu dois gols na ida e os pênaltis, por existir essa possibilidade também tiveram atenção. Caso isso aconteça, o experiente Jonatas estará preparado no gol Alviazul.

Toni Jr e Robert, que foram poupados devido as dores no tornozelo, mas devem jogar. Xaro, ausente na ida, fez trabalhos físicos e é dúvida pela dores na coxa direita. Gustavo Xuxa, Eduardinho e Bovi, trabalharam como substitutos.

Com isso, o técnico Carlos Moraes faz mistério, mas deve manter a base de time da partida ida: Jonatas; Jonas, Cleiton, Gullithy; Jackson, Nunes, Robert (Eduardinho), Athos, Bovi (Xaró); Toni Jr (Gustavo Xuxa) e Zulu.
O Esportivo joga pelo empate ou por vitória. Ao Lajeadense, vitória por um gol, pênaltis. Acima disso, vaga direta. O vencedor do confronto pega Guarani ou Igrejinha na semifinal.

Fantasma das quartas

Nos últimos dois anos, as quartas de final para o Esportivo terminaram de forma amarga e com coincidências, como vencer a primeira partida e depois ser derrotado na volta, sendo eliminado.
Em 2017, o Alviazul venceu na ida o Avenida por 2 a 1, mesmo resultado que obteve contra o Lajeadense. Na volta, derrota por 2 a 0.
No ano passado, 2 a 0 no Pelotas no primeiro confronto, e na volta, derrota por 3 a 0. A diferença para 2019 é que o Esportivo decidirá em casa a vaga, algo que não aconteceu nos anos anteriores.
Ao serem questionados, os jogadores foram unânimes de que esse retrospecto negativo não entrará em campo e que o foco é total na classificação para a semifinal.

Lajeadense com novidades para domingo

A derrota na ida não abalou os jovens do Lajeadense, que entenderam que fizeram um grande jogo, perdendo nos detalhes da bola parada. A semana foi de forte trabalho de finalização, algo que faltou na primeira partida.
O técnico Serginho tem novidades a disposição para montar o time. Marquinhos Guevedi e Roger, retornam de lesão. Além deles, o zagueiro Du, volta após cumprir suspensão.

Com elenco total, o time deve ser confirmado apenas antes da partida. O provável Lajeadense: Kevin, Bindé, Dadalt, Du, Dal Pian; Cambraia, Índio, Max, Ariel e Cristiano.

Ypiranga garantiu vaga na semifinal

O primeiro semifinalista do Acesso, saiu nos pênaltis na quarta-feira, 24 é o Ypiranga no enfrentamento com o São Paulo. No tempo normal, novo 1 a 1. Nas penalidades, 5 a 3 para o time de Erechim que eliminou a segunda melhor campanha da competição. O adversário do canarinho sai de Glória x Bagé.

 Foto: JR GASPAROTTO/Divulgação