Depois de uma excelente primeira fase no Campeonato Gaúcho Juvenil, o Esportivo se despede da competição na sua segunda fase. Muito próxima de outra classificação inédita, a equipe de Bento Gonçalves foi derrotada pelo Novo Hamburgo fora de casa, e ficou fora do grupo de quatro equipes que se classificaram no grupo.

A última partida da equipe Sub-17 foi em Novo Hamburgo, contra o Nóia, no domingo, 8 de outubro. O resultado final de 3×1 garantiu os donos da casa na fase seguinte e resultou na eliminação do Esportivo. De acordo com o técnico do alviazul da Serra, Marcio Ebert, a proposta de jogo foi cumprida pelos atletas, mas o adversário era forte e soube fazer o seu jogo. “Nós começamos a atuação muito bem. Marcamos forte com o intuito de usar o contra-ataque, porém eles saíram na frente e não conseguimos buscar o resultado”, explica.

A eliminação na segunda fase do torneio estadual de categoria de base não é visto apenas com lamentações pela comissão técnica do Esportivo. “Dentro do planejamento interno para a segunda fase já sabíamos que não era um bom indício ir para Novo Hamburgo com necessidade de pontuação. Eles têm uma forte categoria de base. Então, mesmo com a derrota, tiramos algo de positivo do jogo”, afirma Ebert.

O Clube Esportivo Bento Gonçalves já havia garantido feito inédito ao passar da primeira fase no Campeonato Gaúcho Juvenil. De acordo com Marcio Ebert, o planejamento inicial era justamente avançar de fase, situação nunca antes vivida pelas categorias de base do clube. “O objetivo era classificar na primeira fase, feito que conseguimos com a sétima campanha geral. Porém, quando alcançamos este ponto, traçamos outros, que era passar nesta segunda fase. Infelizmente não conseguimos, mas tivemos uma grande evolução neste ano”, conclui.

A nova formatação do projeto de categoria de base do Esportivo iniciou no ano passado, quando o clube fez 12 pontos no torneio. Neste ano, o time conquistou 28 pontos no Campeonato Gaúcho Juvenil. Em 2018, o clube pretende, também, disputar na categoria Juniores (o Sub-20) também.

Foto: Adilson Germann/JEAComunicação