Com a intenção de dar sequência ao projeto, equipe faz primeira partida contra o São José, na capital do Rio Grande do Sul


Igualar a boa campanha da temporada passada ao obter classificação para a segunda fase. Com objetivo bem delimitado no que diz respeito ao resultado dentro das quatro linhas e com a pretensão de formar atletas para o futuro, a equipe Sub-17 do Clube Esportivo faz a estreia do Campeonato Estadual Juvenil A de 2018 neste sábado, 7 de abril, contra o São José.

O Esportivo tem quase a totalidade do elenco fechada – sendo procurados apenas jogadores para o setor ofensivo. Dos atletas do plantel que disputará o estadual, 12 são renascentes da equipe que chegou à segunda fase na temporada passada; 12 foram promovidos da categoria Sub-15; e outros foram agregados de outros projetos.

De acordo com o técnico do time, Marcio Ebert, a manutenção de uma base da escalação e a chegada de jogadores da categoria inferior, dentro de um sistema em que todos os times da categoria de base comportam-se dentro de um conceito, facilita o início de uma temporada. “A maioria dos renascentes atuou e os que foram promovidos tem uma adaptação rápida por conta do nosso sistema de trabalho. Isso faz com que percamos pouco tempo na consolidação da equipe para o início do campeonato estadual”, analisa.

Com a avaliação de um Campeonato Gaúcho bastante equilibrado, a comissão técnica do Esportivo planeja repetir a temporada passada, quando atingiram à segunda fase de forma inédita. “Vamos ter 16 jogos na fase inicial. Se passamos, serão mais 10 disputas, o que nos credenciaria a atuar por quase todo o ano. Dentro do nosso objetivo, que é de formar jogadores, esta situação é bastante eficiente para garantir experiencia ao grupo”, planeja Ebert.

Com previsão de ser encerrado em 18 de novembro, o Campeonato Estadual Juvenil A é organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Participam do campeonato para atletas de até 17 anos 18 equipes de categorias de base do futebol do Rio Grande do Sul. Na  temporada passada, o Internacional – que integra o grupo do Esportivo – foi campeão em cima do Juventude.

Primeiro desafio

A estreia do Sub-17 do Esportivo será contra o São José, em Porto Alegre.  Ao contrário do time de Bento Gonçalves, no ano passado a equipe da capital foi eliminada ainda na primeira fase do torneio.

Além de ser o primeiro jogo do ano contra uma equipe importante do futebol do Rio Grande do Sul, os garotos do Esportivo terão um outro desafio. A partida será realizada em gramado sintético. A comissão técnica acredita que o piso contribui para um jogo mais veloz – caracterizado pela “bola  viva” -, mas que este tipo de situação faz parte do aprendizado dos jovens atletas, que terão que buscar a adaptação às condições de jogo nos minutos iniciais da partida.

Esportivo e São José jogam no Passo d’Areia nesta tarde, às 15h30min.