Os torcedores do Clube Esportivo precisam de mais alguns dias para saber se o time continua com atividade profissional no segundo semestre. Em reunião dos dirigentes no início da semana, foi deliberado o adiamento da decisão para o mês de julho.
Segundo o presidente do clube, Guilherme Salton, não há possibilidade de qualquer decisão sem antes ocorrer um encontro entre os dirigentes dos clubes e Federação Gaúcha de Futebol (FGF). “Não decidimos nada porque ninguém sabe, por enquanto, como será o segundo semestre no futebol gaúcho”, declarou. As incertezas sobre a competição da segunda metade do ano existem porque a Divisão de Acesso ainda está em andamento, e nada será decidido até o seu encerramento.

Congresso técnico

O congresso técnico da FGF, ainda sem data definida, deve ser realizado ainda no mês de junho, na sede da entidade. No encontro, os dirigentes dos clubes gaúchos esperam ter atualizações sobre os torneios futuros. As principais dúvidas são sobre a possibilidade de auxílio financeiro, por parte da Federação, e sobre o regulamento das próximas competições. “Precisamos saber se a tabela vai ser regionalizada e também se a nossa participação poderia nos causar riscos financeiros”, declarou o presidente.
A regionalização das competições do segundo semestre diminui o custeio das viagens já que a tabela coloca frente a frente equipes geograficamente mais próximas. Esse padrão já foi adotado na Super Copa Gaúcha do ano passado.

A decisão

Os comandantes do alviazul planejam os próximos passos com cautela, já que a prioridade do clube é a Divisão de Acesso do ano que vem. A competição garante, aos finalistas, a promoção ao Gauchão do ano seguinte. Neste ano, o Esportivo foi eliminado nas quartas de final para o Avenida, de Santa Cruz do Sul.
Se a decisão tomada for a de desativar o futebol profissional, o cenário de 2016 se repete. No ano passado, apenas as equipes de categoria de base do Esportivo disputaram torneios após a eliminação do clube na Divisão de Acesso.