Entre os dias 6 e 9 de fevereiro, o Clube Esportivo realizou a avaliação para encontrar novos atletas para o elenco da categoria Sub-17, que disputará o Campeonato Gaúcho mais uma vez. Cerca de 120 meninos buscaram a entrada nos times de formação do Alviazul.
A atividade foi dividida em duas etapas. Nos dois primeiros dias, todos os inscritos participaram das ações. Nas duas últimas datas foram selecionados apenas 40 para finalizar a peneira com possibilidade de ingresso no elenco da base.

De acordo com o coordenador técnico das categorias de base do Esportivo, Márcio Ebert, o nível dos participantes foi maior que nas últimas peneiras promovidas pelo clube. “Há três anos fazemos esse processo e vemos o aumento de nível técnico. Ainda que não sejam jogadores com nível extremamente apurado, conseguimos encontrar algumas peças selecionáveis”, analisa.

Ao fim do processo, foram selecionados 14 jogadores para fazer parte do elenco do Sub-17. “Nós não conseguimos encontrar jogadores completos em uma peneira, já que os que estão prontos devem estar em algum clube grande. Desta forma, buscamos atletas com certas características que se encaixem em nosso padrão e trabalhamos os aspectos que faltam ao menino”, salienta Ebert. Ele adiciona: “sabemos que é praticamente impossível encontrar em um atleta diversos recursos, por isso nosso trabalho é elevar a qualidade em suas deficiências”.

As faculdades individuais procuradas pela comissão do departamento de categoria de base são pontuais. Isso porque as sete equipes de jovens – do Sub-9 ao Sub-15 e o Sub-17 – trabalham em um mesmo modelo de jogo, o que facilita a inserção dos mesmos quando mudam de categoria.

Com a chegada dos 14 selecionados na avaliação, o elenco do Esportivo Sub-17 passa a contar com 35 jogadores. Nas próximas três semanas, a comissão técnica pretende trabalhar com o grupo e, após período de treinamentos e amistosos, o grupo deve ser enxugado. A projeção é que a temporada de campeonatos seja iniciada com a presença de 28 atletas.

Projeção para a temporada

Após os testes visando a temporada, a equipe Sub-17 do Esportivo iniciará a campanha no Campeonato Gaúcho da categoria – que é gerido pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Na temporada passada, o time chegou à segunda fase do torneio no seu segundo ano de participação.

Em 2018, o Campeonato Estadual inicia ainda no primeiro semestre e deve ser encerrado apenas em novembro. O Esportivo deve ter 8 de abril como data de estreia.

Além da equipe Sub-17, os outros times de base atuarão no Campeonato Estadual Inovação. Pelo menos seis times representarão o alviazul no torneio para futuros jogadores.