Após campanha sólida que levou a equipe para a segunda fase no Campeonato Gaúcho Juvenil da temporada passada, o Clube Esportivo repetirá participação no torneio. Foram divulgados pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) os grupos e as datas das primeiras partidas na competição.

O estadual é composto por 18 equipes divididas em dois grupos. O Esportivo ficou no Grupo B com outras oito equipes do Rio Grande do Sul.

Além da equipe de Bento Gonçalves, compõem o grupo: Esporte Clube Cruzeiro (Gravataí), Clube Pinheiros (Taquari), Esporte Clube São José (Porto Alegre), Grêmio Esportivo Brasil (Pelotas), Progresso Futebol Clube (Pelotas), Sesc-RS (Porto Alegre), SER Caxias (Caxias do Sul) e o Sport Clube Internacional (Porto Alegre).

O coordenador e técnico da equipe sub-17 do Esportivo, Marcio Ebert, avalia como um duro torneio e ambos grupos tem bons times. “Estamos em um grupo extremamente competitivo. Acredito que tenha um ou dois times que podem disparar à frente nesta fase, porém, o resto vai brigar até o fim por conta do equilíbrio. Certamente terá pouca diferença de pontuação entre os principais times, aqueles considerados medianos e equipes que ainda estão em processo de desenvolvimento”, acredita.

De acordo com avaliação do departamento de categorias de base do Esportivo, a FGF conseguiu dividir as equipes de forma a tornar o torneio equilibrado. Por exemplo, o atual campeão, o Internacional, ficou no Grupo B, enquanto o vice-líder Juventude jogará no Grupo A.

Na primeira fase, cada equipe atuará em 16 partidas. “Acreditamos que, em caso de classificação, nossos atletas terão uma bela sequência de partida. Seriam, pelo menos, 16 datas, um marco excelente”, avalia Ebert. O Esportivo faz a sua estreia no torneio em 7 de abril no Passo d’Areia, contra o São José.