Cerca de 1,3 mil pessoas acompanharam programação que celebrou aniversário do clube

O centenário aniversário do Clube Esportivo Bento Gonçalves foi comemorado com uma festa emocionante e à altura da grandiosidade que acompanham sua história. Cerca de 1,3 mil pessoas prestigiaram o almoço solidário realizado no sábado, 24, data da fundação do clube, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A atividade de cunho beneficente reverteu os valores arrecadados com a venda de ingressos para mais de 15 entidades e associações assistenciais do município.

Marcado por uma programação emocionante e com a energia contagiante da torcida, o encontro teve diversas homenagens a personagens fundamentais em sua trajetória, com destaque para a presença de mais de 50 ex-atletas que integraram o plantel do time, diretores, conselheiros e apoiadores. “Estamos prestando reconhecimento a grandiosidade de um Clube que, ao longo de um século, se tornou uma das maiores bandeiras de Bento Gonçalves, com uma história de vitórias e conquistas que se confunde com a do próprio município”, disse o presidente Anderson Zanella.

Um dos momentos mais especiais foi o lançamento do Almanaque do Esportivo, documento que registra todos os 2.691 jogos disputados durante os 100 anos da trajetória alviazul. De autoria do pesquisador e historiador carioca Gustavo Côrtes, com edição de Fabiano Mazzotti, o trabalho traz o histórico completo de todas as partidas do time: resultado, competição, data, local, cidade, árbitro, escalação do Esportivo, gols e expulsões. Além disso, apresenta uma série de relações com curiosidades – lista com os 30 maiores goleadores da história, os 30 nomes que mais jogaram pelo alviazul, os técnicos e seus respectivos desempenhos a partir de 1969 e todos os presidentes da instituição. Os exemplares podem ser adquiridos diretamente no clube pelo valor de R$ 50,00.

O Clube Esportivo ganhará, em breve, outra publicação, essa de autoria de Fabiano Mazzotti e Alceu Salvi Souto, resgatando a trajetória do alviazul.
Outro ponto emblemático das festividades dos 100 anos foi o anúncio do nome de Lênio Zanesco como patrono do clube. ”É um momento de muita satisfação, pelo qual agradeço imensamente. Vivemos uma passagem importante na trajetória do Esportivo e seu regresso à elite do futebol gaúcho, esperando que através da união, possamos fazer muito mais pelo clube”, pontuou.

Representatividade para a comunidade
Além de valioso do ponto de vista esportivo – afinal, celebra os 100 anos de um dos mais tradicionais clubes do interior gaúcho – o aniversário do Clube foi um presente para a comunidade. Dessa forma, muito mais do que um grupo de atletas que entra em campo para disputar partidas de futebol, o Esportivo se consolida como um clube de amigos e pessoas engajadas por Bento Gonçalves. “São trabalhadores sociais que querem e fazem o melhor por nossa comunidade”, disse o presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Rafael Pasqualotto.

Comemorar o centenário do Esportivo junto à comunidade foi um ato maior de alegria, que permitiu à população comemorar um momento festivo ajudando aqueles que precisam. “ Esse é o espírito do Esportivo, que faz o clube e o município serem diferentes. Sua trajetória não se deu por acaso, é o resultado da soma de esforços e do trabalho de homens, mulheres e entidades que, irmanados, constroem conquistas”, declarou o prefeito Guilherme Pasin.

Lênio Zanesco é nomeado patrono do Clube Esportivo
Empresário e ex-presidente alviazul, Lênio Zanesco foi eleito patrono do Clube Esportivo, assumindo cargo deixado por seu antecessor, Pedro Morbini. Aos 77 anos de idade, Zanesco coleciona histórias – e feitos – em sua relação mais do que cinquentenária com o clube: presidiu o Esportivo em duas oportunidades: nos anos de 1976 e 1983 – conquistando façanhas como o título de Campeão do Interior da primeira divisão estadual e o vice-campeonato da Copa Governador do RS, na primeira passagem pela presidência, e a estreia em competições nacionais pelo Campeonato Brasileiro da segunda divisão de 83 e o título da Copa ACEG (Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos), disputada dentro da Copa FGF (Federação Gaúcha de Futebol), no mesmo ano. “Recebi o convite para presidir o clube na época e não tive como recusar, pois é uma honra fazer parte dessa trajetória”, destaca.

Além dos anos no comando do clube, o sócio proprietário da empresa Comabe acumula décadas de engajamento nas ações do alviazul: foi presidente da Fundação Clube Esportivo por oito anos e assumiu a vice-presidência de futebol e financeira outras quatro vezes – além do trabalho como conselheiro e a atuação de forma direta nas demandas ao longo dos anos. Zanesco participou do processo que envolveu a migração para o novo Estádio da Montanha – desde a compra do terreno até a inauguração, em 2004. “Foi um grande passo na consolidação do clube no cenário estadual em termos de infraestrutura para equipes do interior”, lembra.

O novo patrono
Nascido na cidade de Ipira-SC, Lênio Zanesco, 77 anos, se transferiu para o Rio Grande do Sul ainda na infância, para o município de Guaporé. Na década de 60, ele escolheu a cidade de Bento Gonçalves para fixar residência onde, nos anos 70, recebeu a proposta de assumir como sócio na empresa Comabe (Comércio e Representações de Máquinas Bento Gonçalves Ltda) – na qual atua até hoje. Sempre muito presente na sociedade bento-gonçalvense, ele participa, há mais de 55 anos de forma voluntária, de entidades e associações como presidente e conselheiro – presidindo o Centro da Indústria, Comércio e Serviços do município (CIC-BG) e fazendo parte da trajetória de entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG), Sindilojas e Hospital Tacchini, além do Clube Esportivo. Por tudo isso, Zanesco foi homenageado pela Câmara Municipal de Bento Gonçalves com o título de cidadão bento-gonçalvense, em 2018.

A linha sucessória do cargo honorífico
A galeria de ‘presidentes honorários’, como também são chamados os patronos alviazuis, é composta por nomes que marcaram a história do clube e, por suas contribuições, foram reconhecidos com a homenagem. São eles: Coronel Antônio Joaquim Marques de Carvalho Júnior (1919 a 1924), Victor Giovannini (1925 a 1939), Alexandre Tesheiner (1940 a 1947), Erny Hugo Dreher (1962 a 1965), Ludovico Giovannini (1969 a 1977) e Pedro Morbini (1981 a 2012).

Foto: Divulgação