Temporada de 2019 também abre espaço para o futebol feminino no departamento de base


O departamento de categorias de base do Esportivo segue o seu projeto que, há alguns anos, o recolocou entre os participantes de grandes competições a nível regional e estadual. Para dar sequência ao cenário de formação de atletas de forma caseira, o clube bento-gonçalvense promove processo seletivo para captação de novos valores; além disso, o alviazul contará com equipe feminina.

As atividades de avaliação estão marcadas para acontecerem entre os dias 4 e 7 de fevereiro, no Estádio da Montanha, a antiga casa do Esportivo. A tradicional peneira tem como foco a análise de jogadores nascidos entre 2002 e 2004, para integrar as equipes Sub-15 e Sub-17, que disputam torneios estaduais.

Após o período de avaliação, de acordo com o coordenador das categorias de base do Esportivo, Acácio Eggres, haverá um processo diferenciado dos outros anos. “Faremos uma reunião para formarmos dois times entre os avaliados. A equipe fará jogo amistoso contra o Santa Cruz e, aí sim, haverá a lista final”, explica. Ainda segundo Eggres, porém, mesmo que não seja cooptado, o inscrito poderá integrar a escolinha do clube.

As inscrições serão feitas no local pelos atletas, que deverão portar material esportivo e documento de identidade.

Espaço para elas

Além das equipes de base para jogadores, o Esportivo passará a contar com time feminino. Assim que for formada, a unidade composta por jovens jogadoras fará seus treinamentos na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O trabalho será para atletas de 8 a 13 anos.

De acordo com Eggres, o projeto de categorias de base que vem sendo aplicado há alguns anos já possuía o planejamento de time feminino, porém, somente agora houve a possibilidade de colocá-lo em prática. “É uma forma de oportunizarmos às meninas jogarem futebol. É importante porque o futebol feminino já é uma realidade e vemos muitas jovens questionando sobre espaço onde poderiam jogar”, explica. Ainda segundo o coordenador da base alviazul, “é questão de tempo até que consigamos desenvolver essa modalidade”, acredita Eggres.

As matrículas poderão ser feitas na sede do clube, no Estádio Montanha dos Vinhedos. Os treinamentos ocorrerão nas manhãs de sábado.


Foto: Lucas Delgado