Segundo dados da Secretaria de Saúde, 1.932 pessoas aguardam na média complexidade e 1.055 para a alta complexidade.

 

A fila de pacientes aguardando por cirurgia em Bento Gonçalves se mantém alta. Nos seis primeiros seis meses de ano, o crescimento ultrapassa os 17%, para alta e média complexidade. E a tendência, segundo projeção das autoridades de saúde é que as filas tenham cada vez mais novos integrantes.

Nestes primeiros meses, conforme dados dos munícipio, a esperada para cirurgias de média complexidade até o mês de junho, totalizam 1.932, aumento de 346 pessoas, mais de 17% em comparação a todo o último ano.

Nas intervenções de alta complexidade, referentes especificamente na área de traumatologia, a fila de espera ganhou 182 pessoas, com os dados obtidos até o mês de maio. Se somado com os do último levantamento de 2017, passa ser de 1.055 pacientes, aumento de 17,25%, e assim como na média complexidade, supera o percentual de todo o último ano, de 12%.

De acordo com o Secretário de Saúde de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, a tendência é que a fila de espera siga aumentando. “O fato é que se não houver um reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Governo Federal, essa fila de espera que já é grande vai aumentar mais. Outro problema que ajuda a agravar é que não temos oferta nos leitos da região. Há um decréscimo nessa área. Se tudo isso não for alterado, infelizmente, não teremos melhora nesse quadro. Os governos federal e estadual estão cientes disso”, analisa.

A situação da saúde foi discutida em esfera estadual, em encontro recente na capital, conforme Siqueira. “Fomos até Porto Alegre há pouco tempo juntamente com o Prefeito, Guilherme Pasin e tivemos a possibilidade de conversar com o Secretário de Saúde, Francisco Zancan Paz e explanamos que Bento Gonçalves esgotou todas as suas possibilidades na esfera municipal. Na ocasião, ele revelou que uma alternativa que está sendo estudada para diminuir essa fila de espera é desmembrar a parte eletiva da urgência e emergência. Agora nos resta esperar para ver se essa ideia seguirá adiante”, conta.