Painel da CDL-BG ocorre na noite de 13 de novembro, na sede da entidade

O Natal representa uma grande oportunidade para os negócios no varejo – potencial que pode ser ampliado ainda mais no caso de lojistas que observam certos detalhes na exibição de seus produtos e fazem uso de dicas técnicas na hora de preparar seu estabelecimento para receber – e encantar – os clientes. Para ajudar nesta tarefa, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG) promove um painel que ensina como melhorar a exposição comercial de produtos nesta especial época do ano.

A capacitação ocorre na noite de 13 de novembro (terça-feira) e será conduzida por três experts no assunto: Francine Valentini, stylist; Giovani Carlet, administrador, e Rafael Casagranda, que atua com marketing e comunicação digital. Cada um compartilha dicas em áreas específicas – e vitais – para o varejo, ajudando o lojista a ampliar sua bagagem de conhecimentos e estratégias a fim de otimizar as vendas. Veja alguns pontos que serão abordados pelos painelistas:

Negócios na moda

Quem atua com o segmento fashion precisa ficar atento a essa dica. Um dos hits das festas de final de ano, segundo Francine Valentini, devem ser looks para Natal, Ano-Novo e férias de verão, além dos acessórios e dos calçados que acompanham as produções. “As pessoas têm por costume comprar roupas novas para esta época. Os produtos de moda mais procurados são peças tendência, principalmente as novidades da temporada, com design, modelagem e cores renovadas”, diz Francine, com formação em Fashion Image and Styling pelo Instituto Marangoni, de Paris.

Para tornar essas peças desejáveis aos olhos do consumidor, é preciso explorar as vitrines das lojas como cartões de visita. Por isso, precisam ser bem pensadas para transmitirem uma comunicação clara a clientes. “Uma vitrine deve contar uma história, ter harmonia de cores e de combinações e, assim, criar desejo no consumidor. Ele precisa enxergar a proposta de look pronta na vitrine para que se enxergue vestindo aquela roupa”, ensina Francine.

Seja atrativo aos olhos

A dica de exposição vale não só para quem trabalha com vestuário – mas para todo estabelecimento comercial. Rafael Casagranda destaca que, para serem mais atrativos aos consumidores, os produtos devem dialogar com a vitrine. “É preciso estar atento para que os produtos expostos sejam desejados. O item realmente é necessário na vitrine ou irá poluí-la?”, questiona. A pergunta é fundamental para se chegar à proposta ideal projetada para divulgar determinado produto. “O estado de conservação dos produtos precisa estar impecável e também “conversar” com a vitrine, observando o tamanho dela, a cor, o estilo”, opina.

Banho de luz

Em todos esses aspectos, a iluminação da vitrine ocupa um lugar importante. Por isso, Giovani Carlet mostra como o projeto luminotécnico pode agregar esteticamente para a concepção da loja. “Muitas vezes, os lojistas iluminam o estabelecimento de maneira geral, esquecendo de destacar pontos específicos”, comenta Carlet, que tem pós-graduação em Projetos de Iluminação. Outro aspecto a ser trabalhado por ele no treinamento é a aplicação de alguns produtos específicos para aplicar nas vitrines. “A vitrine passa por constantes mudanças, e muitas vezes a iluminação é muito rígida a ponto de, quando você troca um manequim de lugar, a iluminação ficar irregular”, explica. “Então, é importante trabalhar com elementos que possa ter flexibilidade de luz”, avalia.

Como participar

O painel Vitrines de Natal em Destaque terá acesso gratuito para os lojistas participantes da campanha Bento Natal Premiado. Associados à CDL pagam R$ 20 e não sócios, R$ 40. A CDL fica na Rua Mal. Deodoro, 139 – Ed. Zanoni, no Centro – (54) 3455-0555.

 

Serviço

O que: Painel ‘Vitrines de Natal em Destaque’

Quando: 13 de novembro, das 19h30min e 21h

Onde: sede da CDL-BG (Rua Mal. Deodoro, 139 – Ed. Zanoni, 5º andar, no Centro)

Quanto: gratuito para lojistas participantes da campanha Bento Natal Premiado.

Para sócios da CDL-BG, R$ 20,00. Não sócios pagam R$ 40,00

Informações e inscrições: (54) 3455-0555.

Fonte: Exata Comunicação
Fotos: CDL/Divulgação