Serão apresentadas cerca de 10 amostras para apresentar as diferenças do melhor jeito possível: provando

Ingrediente curinga na cozinha, iguaria fina muito apreciada pela gastronomia, e item que pode ser utilizado tanto em recitas salgadas quanto doces – desde a entrada, passando pelo prato principal até a sobremesa – o queijo mostra suas múltiplas e saborosas facetas durante a programação do ‘ExpoBento na Mesa’. Nesta quinta-feira, 14, 19h, o queijeiro Amado Méndez Ambrosio, supervisor técnico industrial da Cooperativa Santa Clara, comandará uma degustação que promete aguçar o paladar dos participantes e ensinar sobre as diferentes características de cerca de 10 queijos. A atividade será gratuita, bastando adquirir ingresso para entrar na feira.

O encontro apresentará particularidades sobre fabricação, origens e sabores de queijos. “Variedade e qualidade internacional são as principais características presentes nos queijos da Serra gaúcha. Durante a degustação, vou abordar as origens, técnicas de fabricação, maturação e conservação de diferentes tipos de queijo”, explica Méndez Ambrosio.

Além de alguns padrões de harmonização gastronômicos – quando pensamos em queijo, logo vêm à mente combinações com fondue, massas, risotos, cheesecake e, claro, vinhos – o especialista ensinará sobre a influência do local onde o queijo é degustado. “Existem várias alternativas de acordo com a preferência particular. Tentaremos explicá-las ressaltando opções que também se adaptam ao clima de lugares como praia, serra e outros”, destaca Méndez.

Logo na sequência, às 20h30min, o ‘ExpoBento na Mesa’ recebe o minicurso de degustação gratuito guiado pela vinícola Cave Antiga. A programação com oficinas e aulas-show se estende até o sábado, dia 16. Confira a agenda completa em www.expobento.com.br.

Fonte: ExpoBento

Foto: Divulgação