Faça do livro um brinquedo

Ouvir ou ler histórias é fazer parte de um mundo cheio de fantasias e curiosidades que divertem e ensinam as crianças de forma lúdica e prazerosa. Por conta dessa importância de se ouvir e ler histórias, a família deve criar o hábito de leitura nas suas crianças desde o início da vida.

Pais que lêem servem de exemplo ao filho
Um dos estímulos que os pais podem oferecer à criança é o exemplo. Crianças que vêem os pais lendo com prazer são crianças mais interessadas e comprometidas com a leitura.

Um livro certo para cada idade
Entre um e dois anos: o “leitor mirim” prende-se mais ao movimento, ao tom de voz. Por isso, as histórias devem ser curtas. Os livros de pano e plástico prendem a atenção. Devem ter, somente, uma gravura em cada página.
Entre três e quatro anos: as histórias devem ter poucos personagens, aproximando-se, ao máximo, das vivências da criança. As gravuras devem ser grandes e com poucos detalhes.
Entre cinco e seis anos: ocorre o desenvolvimento da linguagem oral e o relacionamento entre imagens e palavras, som e ritmo. Os livros mais adequados são os de rimas infantis com gravuras simples e coloridas.
A partir dos sete anos de idade: a criança adquire a capacidade de ler textos. As ilustrações facilitam a associação. Os livros adequados podem ser relacionados à literatura Infanto juvenil, aventuras e contos de fadas.

IMPORTANTE! Para conhecer mais sobre os autores brasileiros de literatura infantil, visite o site Memórias da Literatura Infantil e Juvenil, www.museudapessoa.net

Dica de leitura para pais e professores

Gigantões Insetos – Livros Educativos

Livro das atividades