Após perder a longa série de vitórias quando derrotado pelo Paraná, o Internacional tenta retomar uma nova sequência de triunfos. Para chegar à segunda vitória seguida, o time de Guto Ferreira precisa bater, fora de casa e com desfalques, o Boa Esporte.

A vitória sobre o Brasil de Pelotas na segunda feira, 9 de outubro, foi em rodada adiantada da Série B. Portanto, nos jogos de sexta-feira e de hoje, 14 e 14, o colorado é apenas espectador. Isso significa que, de casa, o Inter observa os resultados daqueles que estão em busca do lugar ao sol – o G4.

Apesar da análise da conjuntura de resultados, cabe apenas ao Internacional a classificação. A liderança isolada significa depender apenas de suas próprias pernas. O próximo passo para atingir o objetivo do título da divisão de acesso nacional é diante do Boa Esporte.

Os mineiros que atuam em Varginha estão no meio da tabela e vivem na inconstância – situação já vivenciada pelo Inter nesta competição. Para vencer o Boa, os gaúchos terão mais desfalques. Além das ausências já conhecidas, Eduardo Sasha e Edenílson estarão de fora da próxima partida por estarem suspensos – o volante acumulou cartões amarelos e Sasha levou vermelho direto na partida passada.

Outros dois desfalques possíveis são por lesão. Leandro Damião – pilar da era de Guto Ferreira no comando do Colorado – e o Uendel sentiram lesão no clássico contra os pelotenses. Damião não teve lesão constatada, mas segue com dores. O lateral, por sua vez, saiu no decorrer da partida, não treinou durante a semana, e deve ser substituído por Iago.

Internacional e Boa Esporte jogam somente na terça-feira, 17, às 19h15min. O palco da disputa entre os gaúchos e mineiros é o Estádio Municipal de Varginha. A partida é válida pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

GRÊMIO

O primeiro turno sólido que rendeu elogios de todas as partes do país para o futebol do Grêmio contrasta com o momento atual do tricolor. Sem conseguir engatar bons resultados em sequência, o Grêmio encara o desesperado Coritiba para manter-se dentro do grupo de equipes que se classificam à Copa Libertadores do próximo ano.

A derrota para o Cruzeiro na quarta-feira, 11, dentro de casa, rendeu dor de cabeça ao técnico Renato Portaluppi mais uma vez. Além de deixar de anotar mais três pontos, o Grêmio viu os adversários diretos pontuarem – inclusive o próprio time mineiro.

A equipe gaúcha deixou de ser o principal perseguidor do Corinthians na ponta da tabela do Brasileirão e agora junta-se ao bolo daqueles que lutam por um lugar no G7 . Estagnado com 46 pontos, o tricolor está distante apenas sete pontos da primeira equipe fora do pelotão de frente que vai ao continental do próximo ano (ver tabela ao lado).

Para a comissão técnica do tricolor, estar próximo aos jogos decisivos da semifinal da atual edição da Libertadores da América não pode servir de desculpa para a inconstância do time. “Precisamos recuperar o máximo possível a condição física e mobilizar o grupo para o objetivo que temos” afirmou o vice-presidente de futebol, Odorico Roman, referindo-se à sequência no torneio continental.

A fim de garantir estabilidade psicológica e também na tabela da Série A, o Grêmio necessita de uma vitória fora de casa diante do Coritiba, candidatíssimo ao rebaixamento. Com promessa de casa lotada, os paranaenses recebem o tricolor no Couto Pereira no domingo, 14, às 19h. A partida é válida pela 28ª rodada do Brasileirão.