GRÊMIO

Pouco mais de 10 anos após o vice-campeonato da Libertadores, o Tricolor está próximo de conquistar a América novamente. A vitória heroica contra o Lanús na quarta-feira, 22, na Arena, deixou o Grêmio com uma mão na taça. Porém, com sensação de que poderia ter feito mais, não fosse os erros de arbitragem ao longo da partida.

A vitória construída pela improvável dupla Jael e Cícero (assistente e autor do gol, respectivamente) no fim do segundo tempo garante uma certa vantagem para o Grêmio. Ainda que não haja a regra do gol qualificado – ou seja, qualquer vitória do Lanús por um gol de diferença leva o jogo para a prorrogação -, vencer foi importante para fazer com que a equipe argentina tenha que sair para o jogo, o que abre espaços para os rápidos pontas do Grêmio.

Mesmo com a vantagem de um gol na decisão da Libertadores, o Tricolor ficou descontente com a atuação da arbitragem. Júlio Bascuñan foi duramente criticado pelos gremistas. Sobretudo com um polêmico lance ao fim da partida. Na última ação ofensiva do Grêmio, Jael foi derrubado dentro da área, e o árbitro encerrou a partida, o que inviabilizou o uso do recurso de vídeo para checagem da penalidade. O fato irritou Renato Portaluppi e a diretoria do Grêmio, que promete ir à sede da Conmebol, a Confederação Sul-Americana.

O técnico do Grêmio ironizou a atuação da arbitragem e, consequentemente, irritou a diretoria do Lanús. No desembarque do clube argentino após o jogo, o presidente Nicolás Russo criticou a postura de Portaluppi e ainda mostrou-se igualmente descontente com a arbitragem do jogo. “O Renato gosta de um circo. Eu vi as imagens e vi que Edílson tinha que ter sido amarelado em uma falta no Acosta e não jogaria aqui. Jailson tinha que ter sido expulso em duas jogadas e não foi. Geromel tinha que ser expulso. Antes de o Grêmio fazer o gol”, apontou.

As pressões surgem de parte a parte para a final da Libertadores. O fato é que o Grêmio não terá em campo uma de suas lideranças: Walter Kannemann recebeu o terceiro cartão amarelo e fica de fora da decisão em Lanús. A tendência é que Bressan seja o substituto do argentino na decisão continental, que acontece na quarta-feira, 29, às 21h45min.

Ainda há o Brasileirão

Mesmo que o foco seja total na decisão da Libertadores da América, o Grêmio tem compromissos com o Campeonato Brasileiro. Os dois jogos restantes servem apenas para cumprimento de tabela, uma vez que o clube já tem vaga garantida na fase de grupos da próxima Libertadores, mesmo que não seja campeão da atual edição. O que está em jogo, entretanto, são as bonificações relacionadas à posição final no torneio nacional.

Para conseguir uma melhor colocação e consequentemente um maior bônus financeiro, o Grêmio tem compromissos contra Alético-GO e Atlético-MG. Amanhã, 26, o tricolor recebe os goianos, que já estão rebaixados. O Grêmio mandará equipe completamente reserva, como é usual desde que atingiu as fases finais da Copa Libertadores da América. Grêmio e Atlético-GO jogam na Arena do Grêmio, às 17h. O confronto é válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.


INTERNACIONAL

O torcedor colorado finalmente voltará a respirar aliviado. O período pela Série B se encerra nesta tarde com a última rodada do torneio. Diante do Guarani, em casa, o Inter ainda sonha com o título da competição nacional.

Ainda que seja pouco provável, a conquista da Série B pode ser alcançada pelo Internacional. O clube precisa vencer o Guarani – que lutava contra o rebaixamento até rodada passada – e torcer por um empate ou derrota do América-MG contra o CRB. Com a combinação dos resultados, o título do torneio viria para o colorado.

Ainda que o ano não tenha acabado, o Colorado já se movimenta nos bastidores para formar a equipe que atuará no Beira-Rio em 2018. Antes mesmo de confirmar o nome do treinador, a diretoria já busca alternativas dentro de campo. Durante a semana, o centroavante Roger, atualmente no Botafogo, foi especulado como novo jogador do Internacional. O atleta chegaria como alternativa a Leandro Damião, que é sondado por clubes como Corinthians.

Outro profissional chamado de Roger foi especulado para o Inter. Este, era Roger Machado, técnico com passagens por Grêmio e Atlético-MG. O nome do treinador não agradava a torcida. Antes que a diretoria colorada pudesse fazer qualquer movimentação, o Palmeiras confirmou Roger no seu comando técnico. Agora, quem desponta como favorito para exercer o cargo de responsável técnico é Abel Braga – multicampeão pelo Inter e que ainda tem contrato com o Fluminense.

Para encerrar 2017 em alta, e conseguir planejar o próximo ano com mais tranquilidade, o Inter ainda deseja o título. Entretanto, terá desfalques: além das ausências de longo prazo – como o zagueiro Klaus, que é substituído por Thales -, Eduardo Sasha sentiu uma lesão e deve ficar de fora. Em seu lugar, entra Camilo. Outra ausência é de Leandro Damião, suspenso. Em seu lugar, entra Nico López.

Internacional e Guarani jogam às 17h30min no Beira-Rio pela 38ª rodada da Série B. No mesmo horário, América-MG e CRB jogam no Independência pelo título do Coelho.