GRÊMIO – Há quem diga que uma derrota pode acabar com uma boa fase e reverter uma excelente situação. O Grêmio está aí para refutar essa teoria. Após derrota para o Corinthians pelo Brasileirão no domingo, 25, o tricolor superou toda e qualquer projeção de possibilidade de tropeço e voltou a vencer pela Copa do Brasil.

Na partida da última quarta-feira, 28, o Tricolor recebeu o Atlético-PR. O clube de Curitiba havia vencido as últimas quatro partidas pelo Campeonato Brasileiro, enquanto que o Grêmio vinha de derrota para o líder Corinthians. Apesar do que se poderia imaginar, o confronto inicial das quarta de final da Copa do Brasil não foi nada parelho.

O time de Renato Gaúcho fez 4×0 nos paranaenses. Gols de Lucas Barrios (2), Kennemann e Everton. Os três primeiros tentos foram anotados nos primeiros 45 minutos de jogo. O Grêmio patrolou o Atlético-PR e praticamente encaminhou classificação para mais uma semifinal de Copa do Brasil.

Na coletiva de imprensa, Renato rechaçou a teoria de que a classificação já está definida para o tricolor. “Pedi para não levarmos gols, que iriamos fazer. A equipe se comportou bem, foi o segundo melhor jogo do ano. Foi uma belíssima vantagem, mas ainda não está decidido”, explicou o treinador.

Agora o Grêmio se prepara para mais duas etapas da exaustiva maratona. Enfrenta o Palmeiras hoje, 1º de julho pelo Brasileiro. Jogo que serve para o Tricolor assegurar a permanência na segunda colocação do Brasilero. E, sem grande tempo para descanso, já na terça-feira, 4 de julho, visita o Godoy Cruz pela Copa Libertadores da América, no Estádio Malvinas Argentinas.

Provável escalação para Palmeiras x Grêmio: Bruno Grassi (Leo); Léo Moura, Rafael Thyere, Bruno Rodrigo e Marcelo Oliveira; Jailson, Maicon, Fernandinho, Bolaños e Lincoln; Everton. Téc: Renato Gaúcho

INTERNACIONAL – A vida do Internacional em 2017 é uma verdadeira montanha russa. Os altos e baixos são constantes na vida dos colorados. Quando deixa de vencer uma ou duas partidas, torcida e diretoria já fazem a clássica “terra arrasada”; quando engata uma sequência invicta, o Beira-Rio passa a funcionar de forma tranquila. É o caso desse período de preparação para o jogo contra o Boa Esporte.

O Inter teve uma semana inteira para fazer treinamentos. Essa situação não havia acontecido ainda desde que o técnico Guto Ferreira assumiu o comando. Agora o treinador do Colorado vai ter que tirar de suas entrevistas o tópico sobre não haver tempo para ajustes – apesar de que apenas uma semana é pouco tempo para se adicionar variações táticas ao repertório de um time de futebol.

Em meio às preparações para o próximo desafio, o elenco colorado segue com possibilidades de mudanças. Depois de receber sondagens do Botafogo, o atacante Brenner está sendo assediado pelo Nantes, da França. O que pode frear a tentativa é que enquanto William Pottker estiver lesionado, Brenner é o principal nome do ataque.

A próxima partida do Internacional é contra o Boa Esporte. O Colorado tem a possibilidade de ficar com a sua melhor sequência invicta do ano. Desde que Guto Ferreira assinou contrato com o Inter, conseguiu três vitórias e quatro empates. Por conta disso, tem, pelo menos até a próxima rodada, 61,9% de aproveitamento.

Tanto Inter quanto os outros times da Série B perseguem o líder Juventude. O time de Caxias do Sul já atuou nesta 11ª rodada e venceu o Goiás por 3×0. Se o Colorado ganhar do Boa Esporte, se coloca a apenas dois pontos do lider.

O adversário colorado na tarde de hoje, 1º de junho, é um dos favoritos ao rebaixamento. Depois da partida, o Inter terá mais uma semana de descanso.

Provável escalação para Internacional x Boa Esporte: Danilo Fernandes; Junio, Klaus, Danilo Silva e Carlinhos; Rodrigo Dourado, Fabinho, Charles, D’alessandro e Eduardo Sasha; Brenner. Téc: Guto Ferreira