A unidade da Estratégia da Família (ESF) do Vila Nova promoveu na segunda-feira, 18, uma caminhada pelas ruas do bairro com o objetivo de conscientizar os moradores da prevenção ao câncer de próstata. A ação integra a programação do Novembro Azul.
Antes de saírem às ruas, os cerca de 40 participantes da caminhada receberam orientações sobre a doença e realizaram um alongamento físico orientado pelo fisioterapeuta da unidade. A enfermeira responsável pela ESF, Cristiane Wottrich, destacou a importância dos homens realizarem exames preventivos. “A caminhada é para falar para a comunidade que é necessária que os homens venham até o posto e consultem”, comenta. A unidade dedicou uma tarde para a realização de exames. O evento contou com a participação do vice-prefeito Mário Gabardo, do secretário de Saúde Roberto Miele, e de vereadores.
As pessoas que participaram da ação escutaram o testemunho de Antenor Sassi, que há cinco anos teve um câncer de próstata, e hoje está curado. “Comecei a sentir dificuldade ao urinar e procurei um médico. Após foi diagnosticada a doença”, relata. Ele destacou que os homens precisam deixar o preconceito de lado e realizar os exames como forma de prevenção. Recentemente, a Câmara de Vereadores aprovou a lei que institui a Semana Interativa da Saúde do Homem, que acontecerá anualmente de 19 a 25 de novembro. A medida aguarda a sanção do prefeito Guilherme Pasin.