De forma voluntária, autora bento-gonçalvense Gúgui, levou suas obras infantis na escola Fenavinho e no Ceci

A escritora e diretora Gomercinda Passari Parizoto, carinhosamente conhecida pela alcunha Gúgui, realiza ações como teatros e rodas de história junto a escolas há mais de 25 anos. Na quinta-feira, 22 foi mais uma vez o momento de levar e promover a arte junto com as crianças, desta vez, com a entrega uma centena de livros infantis.

A ação ocorreu na Escola de Ensino Fundamental Fenavinho, local que tradicionalmente é escolhida por Gúgui. Neste ano, a escritora dividiu cada uma das turmas e elas fizeram uma breve apresentação musical que envolvia algum tema literário e expressão corporal.
Ao término das apresentações, Gúgui, com a ajuda das professoras de cada turma, entregou para cada criança um livro, todos apresentando uma dedicatória e o autografo da escritora. Ao receberem os livros, os pequenos não perderam tempo e folhavam as páginas em demonstração de empolgação pelo livro.

Ao todo foram distribuídos 234 livros nos dois turnos. Quem também participou da ação promovida por Gúgui, nesta semana, com 140 obras literárias foi o Centro de Convivência Infantil (Ceci). Além delas, a escritora irá distribuir mais livros em parceria com a prefeitura, totalizando 800 volumes. Para que fosse possível essa ação, a escritora contou com a colaboração de 28 empresas da cidade.

Um parceiro silencioso em todo o processo também ganha lembrança da escritora. “Além das pessoas da cidade que contribuíram mais uma vez para que essa ação fosse realizada, preciso agradecer ao meu esposo Angelin Parizoto. Sem ele, não conseguiria chegar a esse resultado”, valoriza.

Descrevendo-se como completamente apaixonada pelos trabalhos que faz, Gúgui vê o projeto como uma forma mais eficiente de despertar o gosto pela leitura nos mais jovens. “Acompanhar a passagem dos olhos de uma criança pelas páginas de um livro e, ao final, presenciar o brilho de felicidade em seu olhar é algo muito gratificante. Esta é minha vida, é para este fim que dedico os meus dias”, comenta.

A vice-diretora da EMEF Fenavinho Mariza Maria Cenci Brusque descreve a representatividade da iniciativa junto às crianças e sua educação. “A gente sempre agradece o trabalho dela, por envolver as crianças na arte e na construção do conhecimento, seja na leitura, em encenações teatrais que ocorreram em outras oportunidades, como também na dança, como foi feita nesta manhã aqui na escola”, valoriza.

Ainda segundo Mariza, a presença de Gúgui é usada como importante complemento ao projeto desenvolvido com os alunos na escola. “Desde a educação infantil trabalhamos com alguns projetos de leitura. Incentivamos e buscamos despertar que nossos alunos tenham o contato com os livros, que é uma base inesgotável de conhecimento. E a presença da Gúgui, como sempre de forma voluntária é um grande incentivo”, conta.

 

Fotos: Guilherme Kalsing/ Jornal Semanário