Após dez dias do início do ano letivo, a falta de funcionários na rede municipal de ensino tem prejudicado a oferta da merenda escolar. Na Escola Professora Maria Borges Frota, no bairro Zatt, há apenas uma merendeira e uma auxiliar para elaborar a alimentação de cerca de mil estudantes distribuídos em três turnos.

Segundo o diretor João Roberto Zanchetti e a vice-diretora do turno da manhã Jaqueline B. de Lima, os alunos estão recebendo de lanche alimentos como bolachas, sucos e frutas como maça e banana. Para driblar, em alguns momentos alguns profissionais são remanejados e auxiliam na elaboração do lanche como risoto e feijão, porém os setores em que desenvolvem as suas atividades ficam descobertos. No entanto, muitas das crianças e adolescentes têm como principal refeição a merenda escolar, pois pertencem a famílias de baixa renda. “Eles já estão reclamando do lanche”, comentam.

Eles complementam que alimentos não faltam, mas se preocupam com aqueles itens que são perecíveis. O trabalho não se restringe apenas na elaboração da refeição, mas também em realizar a limpeza dos utensílios a qual necessita de mão de obra.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 1º de março.