Colégio Mestre Santa Barbara foi uma das 12 instituições competidoras. Evento ocorreu semana passada na UCS Carvi

Uma competição sadia que estimule estudantes do ensino médio das escolas da região da Serra Gaúcha a por em ação as vivências e experiências que despertam o interesse pela ciência, arte, cultura e tecnologia, associado a um ambiente de interação e aprendizagem. Assim surgiu o Rally Científico da Universidade de Caxias (UCS), que chegou a nona edição em 2018. A iniciativa aconteceu no Campus da entidade na Capital do Vinho e contou com a participação de 12 instituições de ensino. A grande vencedora foi a Escola Nossa Senhora Aparecida, de Nova Prata, seguida do Colégio Santa Rosa, de Carlos Barbosa, e da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, de Bento Gonçalves.

A professora Tânia Morelatto, coordenadora do Rally Científico da CARVI, ressalta que a preparação e a organização dos estudantes vem crescendo ano após ano. A educadora reforça que a iniciativa se consolidou na região e tem repercutido em outras partes do Estado, a exemplo da participação de escola de Arroio do Meio. “Alunos e professores sempre nos pedem por mais ações e reforçam que vão voltar ao final de cada evento. Bom sinal de que a competição tem agradado o público a que se destina e tem envolvido a comunidade”, ressalta.

A diretora da escola Mestre Santa Bárbara, Margarida Protto, relata que os estudantes estavam ansiosos e preparados. “Esta vivência é de grande valia, podendo fazer a junção da prática com a teoria na estrutura institucional, aproximando assim, as escolas da universidade”, avalia Margarida.
A diretora ainda acrescenta ser importante promover o contato dos jovens com o ensino superior. “São alunos de segundos e terceiros anos, o ambiente de universidade, em breve, será uma nova realidade para eles”, disse. Margarida ainda destaca que “por ser um sucesso entre os estudantes, estaremos presente nas próximas edições do evento”, afirma.

A capitã da equipe Mestrandos, que representou a cidade, Brenda Alves, comenta que participar Rally Científico foi uma experiência enriquecedora. “Como estudantes do segundo ano do Ensino Médio, tivemos a oportunidade de disputar com alunos de várias escolas da região, um privilégio que muitos desejavam e este ano se concretizou. Conseguimos conciliar a teoria com a prática”, destaca.

Brenda também ressalta que a iniciativa proporcionou a harmonia e o espírito de equipe entre os alunos. “Nos divertimos e aprendemos. Nos tornamos ‘Mestrandos’ mais experientes”, finaliza a estudante.