Usar protetor de calcinha diariamente
Apesar de ser considerado de uso diário por muitas mulheres, ele deve ser restrito aos dias em que há um pequeno fluxo menstrual ou para situações específicas. O uso diário impede a ventilação, aumenta a temperatura local, causa perturbações na flora vaginal e alteração do pH local, o que favorece a proliferação de fungos e bactérias.

Usar protetor de calcinha com aroma
Se a mulher está com odor vaginal ruim, é um mau sinal. O protetor com aroma pode causar alergias e aumentar o fluxo de secreção vaginal.

Demorar para trocar o absorvente externo
O recomendado é que ele seja trocado a cada três horas. Ficar mais tempo que isso em contato com a pele é altamente negativo. Eles podem conter agentes químicos e irritativos para a mucosa vaginal, que estimulam a proliferação de bactérias e fungos.

Não trocar o absorvente interno a cada três horas (no máximo)
A regra de troca do absorvente interno é mais rigorosa. Eles devem ser trocados no máximo depois de três horas de serem colocados,. Se as bactérias se proliferarem dentro da vagina, o resultado pode ser a Síndrome do Choque Tóxico, um choque séptico (infecção generalizada e pode ser muito grave).

Não seguir regras de higiene com o coletor menstrual
Os copinhos são incríveis tanto para quem não quer gerar ainda mais lixo quanto para quem tem tem alergia aos materiais dos absorventes.
O maior erro é não lavar as mãos ANTES de tirar o coletor para a lavagem. Isso pode levar bactérias para a região interna e causar infecções graves. Também é comum passar só uma águinha nele e reinseri-lo. Errado: ele deve ser lavado com água e sabonete neutro a cada quatro horas, no máximo.

Fonte: mdemulher.abril.com.br